Detalhes da Notícia

Seminário da primeira infância em Teresina conta com participação da APPM

Gestores municipais, técnicos, autoridades e representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) se reuniram nesta terça-feira (19/08), em Teresina, para o Seminário Estadual da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e a Premiação das Boas Práticas da Primeira Infância no SUAS.

O evento foi promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí.

Durante o seminário, foram anunciados importantes avanços: 20 municípios aderiram ao cofinanciamento do Programa Criança Feliz, uma van foi entregue para apoiar capacitações e monitoramento, e houve o anúncio do cofinanciamento para regionalizar o acolhimento familiar.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância de ampliar o Criança Feliz. “Antes, 20 municípios não eram atendidos pelo programa federal. Agora, com a participação do Estado, esses municípios também entram na rede. Além disso, premiamos boas práticas dentro do SUAS para incentivar os gestores. Não é só questão de recursos, mas de engajamento e metodologia, que fazem a diferença”, afirmou.

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, falou sobre a parceria entre Estado e municípios: “Esse regime de colaboração é essencial para fortalecer as políticas de primeira infância. Hoje premiamos 10 municípios com projetos de destaque e comemoramos a adesão de 20 novos municípios ao Criança Feliz. O governador quer que todos os 224 municípios participem, reforçando a prioridade no acompanhamento das crianças desde a gestação até os seis anos”.

Entre os participantes, a prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, representou a APPM, reforçando o compromisso dos municípios com as políticas de primeira infância. Ela destacou a importância do evento para fortalecer a atenção às crianças pequenas. “É fundamental estarmos juntos para garantir que nossas crianças tenham um acompanhamento de qualidade desde os primeiros anos de vida. Eventos como esse promovem a troca de experiências e mostram caminhos para melhorar as políticas públicas nos municípios”, afirmou.

Na ocasião, foram divulgados os vencedores do Prêmio Boas Práticas da Primeira Infância no SUAS, com 71 municípios inscritos, 33 validados e 15 classificados para visitas técnicas.


19 de Agosto de 2025 12:50

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática