Institucional

História

ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE MUNICÍPIOS - APPM

FUNDAÇÃO

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), fundada por Joaquim Mamede Lima, prefeito de Campo Maior em 1979, mobilizou 42 prefeitos piauienses, entre eles Raimundo Wall Ferraz, de Teresina, para que, juntos, defendessem e divulgassem os ideais do movimento municipalista aos quatro cantos do país. A Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) foi criada em 13 de janeiro de 1979, na cidade de Campo Maior, motivada pelo auge do movimento municipalista que mobilizava o País na década de setenta. Na época, o Piauí tinha apenas 114 municípios e a Entidade foi fundada inicialmente como órgão específico dos prefeitos.

Somente durante a gestão de Júlio César de Carvalho Lima (1989/1990) a APPM ganhou uma reformulação estatutária, passando a ter nova missão e um novo nome: Associação Piauiense de Municípios, permanecendo, no entanto, a mesma sigla, uma vez que assim a Entidade era conhecida, e a mesma essência: buscar o bem comum dos municípios, visando o desenvolvimento dos ideais municipalistas.

MISSÃO

A missão institucional da Entidade consiste na prestação de serviços, articulação com outras esferas do governo e atuação como instrumento de reivindicação de causas dos interesses dos municípios que a compõem. A partir de suas alterações estatutárias, a APPM introduziu nos seus objetivos, ações voltadas para a melhoria da gestão pública, configurando-se como uma nova tendência das administrações municipais, apresentando impactos diretos e positivos nos níveis de aceitação e credibilidade dos gestores.

PARCEIROS

A APPM tem como parceiros a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Piauí (COEGEMAS-PI), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (UNDIME-PI), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio-Parnaíba (AMPAR).

Desde 2000, a Associação possui prédio próprio, construído na gestão do Presidente Carlos Alberto Bezerra de Alencar, localizado na Avenida Pedro Freitas, nº 2000 - Palácio dos Municípios – Centro Administrativo – Bairro São Pedro – Teresina – PI.

Antigas sedes:

Teresina - PI

Rua Paissandu: 1979- 1989         

Rua 24 de Janeiro: 1989 - 1997

Avenida Frei Serafim: 1997 – 2001


17 de Abril de 2017 17:58

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática