Retorno das aulas presenciais nos municípios é tema reunião no TCE-PI
Convocada pela Undime, o encontro teve como objetivo reunir gestores e órgãos de controle para analisar as dificuldades e também os desafios para o retorno das aulas
Uma reunião realizada nesta quinta-feira (28) entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Ministério Público, Associação Piauiense de Municípios (APPM) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) abordou a viabilidade da retomada das aulas presenciais nos municípios piauienses.
Convocada pela Undime, o encontro teve como objetivo reunir gestores e órgãos de controle para analisar as dificuldades e também os desafios para o retorno das aulas.
Para o presidente da APPM, prefeito Paulo César Morais, muitas situações precisam ser estudadas para que a retomada, caso se concretize, seja feita com o mínimo de segurança para professores, alunos e equipes escolares.
“Muitos municípios do Estado têm muita dificuldade com energia, internet e logística necessária para aulas remotas, sem falar no acesso dos alunos à internet. O retorno presencial precisa ser discutido porque é uma necessidade, mas precisa ser feito com o mínimo de condições estruturais e sanitárias”, avalia.
O auditor Gilson Araújo, chefe da divisão de Fiscalização de Educação do TCE-PI, destaca a importância de integrar as instituições para que todo o processo seja feito de maneira adequada. “É muito importante ouvir o que cada instituição tem a dizer. Essa integração é fundamental para que a Educação possa ser desenvolvida com o mínimo de prejuízo aos alunos nesse período de crise sanitária”, explica.
Também participaram da reunião o tesoureiro geral e a procuradora da APPM, prefeito Wilney Moura e Uiana Coimbra, respectivamente; a promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro; e Erica Graziela Benício de Melo, representante da Undime.
28 de Janeiro de 2021 10:26