Rede Ouvir Piauí realiza seminário sobre criação de ouvidorias municipais
A APPM é uma das entidades que fazem parte da Rede de Ouvidorias do Piauí
Vários prefeitos e servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (28), do seminário Criação de Ouvidorias Municipais para o Fortalecimento da Cidadania, promovido pela Rede Ouvir Piauí, no auditório do Ministério Público do Piauí.
A Rede Ouvir é formada pelas ouvidorias do Ministério Público do Estado do Piauí; Associação Piauiense dos Municípios (APPM); TCE-PI; Prefeitura de Teresina; APPM; Defensoria Pública do Piauí; Governo do Estado; TJ-PI; TRE-PI; TRT 22-PI; e OAB-PI.
O presidente da APPM, Jonas Moura de Araújo – que é prefeito de Água Branca, um dos 44 municípios piauienses que contam com Ouvidoria Municipal –, destaca que a Associação está trabalhando para que esse número se amplie.
“As Ouvidorias são órgãos fundamentais para aproximar a gestão pública da população, de modo, ouvindo o cidadão e as instituições, foram uma rede de prestação dos serviços públicos com qualidade, celeridade e harmonia”, pontua Moura.
O ouvidor da APPM, Sérgio Gallas, observa que “a Associação e Rede Ouvir Piauí compartilharão experiências e ideias, orientando os gestores sobre a criação das Ouvidorias nos seus municípios e acerca das ações que devem ser desenvolvidas”.
O prefeito Ricardo Sales, de Murici dos Portelas – uma das cidades que já contam com Ouvidoria –, destaca que “a Ouvidoria tem sido essencial para a Prefeitura, uma vez que proporciona melhor contato com os cidadãos e nos ajuda a resolver os problemas com eficiência”.
O seminário contou com palestras do servidor do TJ-MG, Gustavo Terra Elias, e do ouvidor geral da União, Fábio Valgas. Entre as autoridades, participaram a procuradora geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e a ouvidora do Ministério Público, Raquel Normando.
28 de Novembro de 2019 11:41