Detalhes da Notícia

Quase duas mil famílias foram incluídas em programas sociais na cidade de Esperantina

Nos últimos 2 anos, a Prefeita Vilma Amorim, através da Secretária Municipal de Assistência Social, Regina Silva, e da Equipe do Bolsa Família de Esperantina, houve um considerável aumento do acompanhamento efetivo e de qualidade às famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
 
Essa atenção efetiva e responsável realizada pela atual gestão municipal, por meio de sua secretaria de assistência social, proporcionou a identificação e consequente inclusão e beneficiamento de aproximadamente 2000 (duas mil) famílias carentes de recursos básicos ao referido programa.
 
São famílias necessitadas que aguardavam esse benefício há cerca de cinco a oito anos, e nesta gestão passaram a contar com essa ajuda financeira para o orçamento familiar, proporcionando, então, uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. 
 
É relevante assinalar que mais de 88% das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família na cidade de Esperantina, encontram-se com o CADASTRO ÚNICO atualizados. Outros números que chamam bastante atenção são o acompanhamento escolar, que passou de 89,2% no ano de 2015 para 96,2% até janeiro de 2018; e o número de famílias efetivamente acompanhadas pela saúde do município, que passou de 51,1% em 2015, para 82,9% até janeiro de 2018.
A gestora comemora esse aumento no número de beneficiados. “É motivo de comemorar. Sabemos da importância que é esse benefício às pessoas de baixa renda, e que por falta de gerenciamento, empenho e qualidade no atendimento do programa, ainda não tinham sido beneficiadas. Continuaremos buscando ainda mais qualidade nos serviços oferecidos e assim, fazer com que consigamos beneficiar o maior número de famílias necessitadas", diz a prefeita.
 
Existem hoje 9.158 famílias cadastradas no CADÚNICO. Essas famílias, além do Bolsa Família, são atendidas com a Carteira do Idoso, Passe Livre para portadores de necessidade especiais, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Criança Feliz, dentre vários outros programas assistidos pela atual gestão municipal.
 
A secretária de saúde do município, Regina Sousa, explica que primeiramente o serviço foi identificar as famílias que precisavam do beneficio, para depois ver a necessidade de cada uma delas. "Sabemos que o ideal seria essas famílias possuírem meios financeiros para se bastarem. Contudo, diante da crise financeira e política que estamos ultrapassando a nível nacional, esse benefício assistencial agrega uma alternativa digna ao orçamento dessas pessoas", disse a secretária
 
Para o Gestor do programa no município, Francisco Neto, o resultado vem da dedicação e do maior compromisso da Prefeita Vilma e da Secretária Regina Silva com o setor. “No último ano, participamos de várias capacitações, além de uma grande mudança na estrutura física e mobiliar. Essas melhorias proporcionaram maior comodidade às pessoas e a toda a equipe de funcionários que trabalham no bolsa família. Desta forma, podemos oferecer   um serviço com mais excelência e qualidade a todos que nos procuram. Atendemos mais de 180 pessoas diariamente e ouvimos muitos elogios quanto à reforma e a melhoria do atendimento que aconteceu no setor”, finalizou.
 
Fonte: Ascom Prefeitura de Esperantina
 
 

12 de Abril de 2018 08:50

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática