Presidente da APPM entrega carta de reivindicações a Jair Bolsonaro
O ofício faz reivindicações dos prefeitos piauienses e nordestinos para melhorias nos municípios
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, entregou, nesta quarta-feira (14), ao presidente da República, Jair Bolsonaro, em Parnaíba, um ofício com reivindicações dos prefeitos piauienses e nordestinos para melhorias nos municípios.
O ofício da APPM solicita ao presidente Bolsonaro a autorização imediata de Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM); autorização da cessão onerosa; e compensação previdenciária com a Receita Federal, para diminuição do passivo previdenciário dos entes municipais.
"Com a crise financeira e diminuição dos repasses federais, é necessária a priorização, por parte do Governo Federal, da conclusão do Pacto Federativo", observa o presidente Jonas Moura, que, durante ato, representou, também, a Confederação Nacional de Municípios, a CNM.
"Cinquenta municípios do Piauí estão em situação de emergência reconhecida pela União. Os municípios passam por dificuldades de toda ordem, com atraso de pagamentos, elevado número de precatórios, diminuição do repasse do FPM, baixa arrecadação própria, entre outros problemas", assinala Jonas.
O presidente da APPM também entregou a Carta dos Prefeitos do Nordeste, com as reivindicações dos municípios da região. O prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales, entregou ofício a Bolsonaro, reivindicando ajuda financeira aos municípios; o não cancelamento de convênios na Funasa; e recursos para novas turmas da EJA.
Ainda na solenidade, o presidente Jonas Moura concedeu a Jair Bolsonaro o Troféu Carnaúba - homenagem da Associação a líderes políticos - e entregou um broche no formato do mapa do Brasil feito de opala, pedra preciosa encontrada apenas no Piauí e na Austrália.
15 de Agosto de 2019 10:16