Prefeitura de Picos e PM assinam acordo para iniciar ações do Proerd nas escolas
Durante a manhã desta terça-feira (10), na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, o prefeito municipal, Padre Walmir, assinou um convênio com a Polícia Militar do Piauí para inserção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violências nas escolas de Picos.
Em 2013, época em que Padre Walmir era secretário de Educação da cidade, a prefeitura realizou uma experiência por um pequeno período de tempo com o Proerd, o qual, segundo ele, foi muito exitoso, e acredita que será muito mais agora.
“Nós já tivemos a experiência em 2014 de realizar esse trabalho que é importante. E já sabendo dessa importância, ouvindo falar, àquela época, do resultado em outros estados, vimos que realmente transforma vidas. É também combate à violência, combate ao uso de drogas, aos vícios, e tantos outros males que atingem aos nossos jovens e adolescentes, sobretudo às famílias. E essa parceria com a Polícia Militar é a presença de um educador que traz um currículo diferente, traz todo uma contribuição diferente para a vida dessas famílias e crianças, e, com certeza, vai ajudar muitos nossos adolescentes e jovens da cidade de Picos”, declarou Padre Walmir.
A secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, acredita no resultado que o programa trará para os jovens e adolescentes do município.
“Sou encantada com esse tipo de projeto. Em 2013 tivemos ele, quando o Padre Walmir era secretário de Educação, e foi uma experiência exitosa. Não tenho dúvidas de que esse ano será de muito êxito também. Estamos contentes em receber o Proerd, pois sabemos que há escolas em bairros de nossa cidade que são muito vulneráveis, e as drogas e outros tipos de entorpecentes estão rondando. A presença desses instrutores dentro de nossas salas de aula vai trazer uma tranquilidade muito grande. Estamos entusiasmados com esse primeiro momento onde o prefeito assinou esse convênio que vai nos trazer resultados muito satisfatórios”, disse ela.
A Major Josilene Alves Dias, da Polícia Militar do Piauí, pontuou que o Proerd é o maior programa de prevenção ao uso de entorpecentes e de combate à violência que existe no mundo. Ela destacou ainda que há séries específicas para o qual é voltado.
“O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, que acontece em uma parceria entre família, escola e polícia. Ele atende a públicos específicos, com uma metodologia adequada. Atende às crianças nas séries iniciais, tanto no ensino infantil quanto nas primeiras séries de ensino fundamental, o 5º e 7º anos. E ainda temos currículo que atende aos pais e responsáveis das crianças. Ele é o maior programa de prevenção que existe no Brasil e no mundo. Então acredito que pode ser de relevância enorme para melhoria de valores. As crianças vão adquirir ferramentas para resistirem às drogas e à violência, pois isso vem sendo um grande problema na nossa sociedade em geral”, ressaltou.
Ela declarou ainda que os instrutores são devidamente capacitados em curso de formação para ministrar a disciplina para as crianças. Ao final do curso, há uma espécie de “formatura”, para valorizar o que foi aprendido com as crianças. “Isso é bom tanto para as crianças quanto para famílias e município, que vai também estar fortalecendo essa estrutura de proteção às nossas crianças e adolescentes. Estaremos contribuindo para a formação de grandes cidadãos de bens para essa cidade”.
O Proerd tem início na próxima semana e vai contar com três policiais instrutores. Um deles é o Sargento Saulo Moura. Ele afirma crer que o programa vem para mudar a realidade da vida de muitos picoenses.
Ascom.
11 de Setembro de 2019 08:58