Prefeitos têm papel estratégico para a inovação, aponta fórum nacional
O Fórum Inova Cidades teve espaço garantido no segundo dia do Congresso das Cidades e fez um convite aberto às prefeituras piauienses à inovação da gestão pública. O presidente do fórum nacional, Rodrigo Barros, alertou que a ausência de cultura de inovação é o principal entrave para as gestões públicas municipais.
Segundo levantamento realizado pelo Inova Cidades em mais de 120 municípios, falta de recursos, burocracia na tomada de decisões, carência de recursos humanos e de cultura de inovação são apontados pelas prefeituras brasileiras como os principais entraves da inovação. Para Rodrigo, a falta de cultura de inovação na gestão pública é a principal barreira.
“Os prefeitos são os principais atores de inovação nas cidades. Eles devem levantar essa bandeira. Governança e planejamento, ambiente de inovação nas cidades e soluções inovadoras são os pontos principais”, convidou.
Participante do painel do fórum no Congresso das Cidades, o presidente da APPM destaca a viabilidade da inovação para as cidades do Piauí. “Idéias inovadoras cabem na gestão independente do tamanho do município”, diz o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que relembrou a campanha inovadora da cidade no monitoramento de focos da dengue. A campanha identifica as residências com selos de alerta há cinco anos e fez com que o município praticamente zerasse os casos da doença.
O prefeito de Oeiras, José Raimundo, destacou os projetos da cidade na área da educação e da segurança alimentar. “Somos selo A no ICMS ecológico, um recurso que faz muita diferença na questão dos recursos do município”, revelou.
Rodrigo Barros garante que fortalecer a permanência da população na cidade, qualificando mão de obra, aumenta o fluxo da economia local e reforça a renda local. Ele aponta a cessão de prédios públicos inutilizados para aproveitamento compartilhado por universidades públicas e privadas como forma de fomentar centros de inovação para a realidade da cidade. “Criar incubadoras locais. Nós estamos falando de algo real, palpável que pode ser implementado amanhã. São idéias que já estão sendo implementadas e os municípios não podem ficar de fora”, alerta.
O diretor de Assuntos Federativos da Prefeitura de Teresina, Erick Amorim, reapresentou o prefeito Firmino Filho no bate-papo. “O maior ativo de Teresina são as pessoas. Temos uma cidade referencia na área da saúde e educação, áreas importantes para a inovação”, destacou.
Plataforma
O fórum também planeja montar uma plataforma nacional gratuita que ofereça às prefeituras menores ferramentas desenvolvidas por grandes cidades. Projetos de baixo custo e alta eficiência e aplicativos envolvendo tecnologia estão entre os produtos da plataforma.
Fórum das Cidades
A Frente Nacional dos Prefeitos é composta por mais de 600 prefeituras brasileiras, incluindo a cidade de Teresina, cujo prefeito Firmino Filho é vice-presidente. Somada ao Instituto Arapyaú, a Frente lançou o Forum Inova Cidades que busca reunir forças para a inovação nos municípios brasileiros, colaborando com municípios menores.
Imagens: Roberta Aline
08 de Maio de 2019 11:20