Padre Marcos realiza mutirão de limpeza e reforça combate ao aedes aegypti
Com objetivo de mobilizar a população no combate ao aedes aegypti, e eliminar possíveis criadouros do mosquito, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social promoveram na manhã desta segunda-feira, 16, um mutirão de limpeza no município.
A campanha de mobilização foi denominada “Padre Marcos no combate ao aedes aegypti” e reuniu autoridades, secretários, funcionários de Saúde, Educação, Assistência Social, alunos das escolas municipais e adolescentes do NUCA.
A ação aconteceu simultaneamente na sede do município e no povoado Riacho Padre. Na sede a mobilização teve início na Prefeitura, e no povoado Riacho do Padre na escola Davi Severiano, onde os colaboradores da campanha foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, foram divididos grupos de inspeção, que visitaram ruas, bairros, avenidas e praças, eliminando locais que servem de criadouro para o mosquito.
O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que ação é importante para mobilizar a população e conscientizá-la de que é preciso combater o mosquito diariamente. “Com o período de chuvas devemos manter cuidados diários para eliminar o mosquito. É preciso que cada um faça sua parte, eliminando os pontos de água parada, e não jogar lixo nas ruas, ou terrenos, pois tornam -se locais de procriação de larvas. Mudanças de comportamento começam com ações de educação e conscientização. Por isso é importante que juntos unamos forças para evitar que mosquito se prolifere e vale ainda ressaltar que combate não pode ocorrer apenas em determinados períodos, deve ser contínuo”, afirmou o gestor.
A secretária de Saúde de Padre Marcos, Maria Lúcia Silva, ressaltou que acompanha chama atenção para a conscientização da sociedade. “A responsabilidade não é só do poder público, é preciso que a população participe ativamente desse trabalho de combate, ações simples fazem muita diferença e promove a saúde de toda a população”, disse.
A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, destacou a importância a ação. “A campanha não é apenas para evitar proliferação do mosquito e consequentemente as doenças causadas por ele, mais também, para reforçar a importância da prevenção. E temos alcançados bons resultados, uma vez, que o município não registrou casos de doenças causada pelo aedes aegypti.”, disse.
Thuanny que também é mobilizadora no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA, destacou a participação, do grupo, como parte das ações do Selo Unicef. “O NUCA, está engajado em todas as políticas públicas, onde estamos desenvolvendo vários projetos sociais. A gestão tem investido e dado prioridade, as ações do Selo porque entende que os resultados são positivos e temos trabalhado de forma interssetorial, buscando juntos vencer os desafios e obstáculos da gestão pública de Padre Marcos”, finalizou.
Durante a ação, coordenada pela enfermeira Milena Leal, foram realizadas vistorias em casas, recolhido lixo das ruas e terrenos baldios. Também foram entregues panfletos informativos, além da circulação de um carro de som mobilizando e orientando a população a não jogar lixo nas ruas e nem armazenar água de forma indevida.
Fonte: Portal Cidades na Net
17 de Abril de 2018 10:02