Ônibus Lilás e Prefeitura de Padre Marcos levam atendimentos para mulheres do Riacho do Padre
As mulheres do povoado Riacho do Padre, zona rural de Padre de Marcos receberam na manhã desta quarta-feira, 31, um leque de atendimentos ofertados pela Gestão Municipal e pela Unidade móvel ‘Ônibus Lilás’, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a proteção à mulher, para evitar, principalmente, os riscos de violência doméstica.
A ação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais por meio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres. O “Ônibus Lilás”, faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”.
Com o tema “Padre Marcos em defesa da mulher”, o evento aconteceu na escola Davi Severiano, quando foram realizados diversos atendimentos de prevenção a violência contra as mulheres.
Na abertura, a secretária de Administração, Thuanny Mikaella, agradeceu as equipes da saúde educação e assistência social, pelo empenho e colaboração e falou sobre o objetivo do evento. “ Essas atividades tem como objetivo integrar e ampliar as ações existentes voltadas as políticas públicas da mulheres em situação de violência, mediante, a articulação de atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública da rede sócio assistencial e da promoção da autonomia financeira”, destacou.
Thuanny, que também é assessora da Secretaria de Assistência Social, ainda enfatizou que a gestão do prefeito Valdinar Silva, é comprometida, e assim como essa, tem buscado implementar outras ações que possam garantir através de políticas públicas, serviços e atendimentos voltadas não somente para as mulheres, más à todos os públicos do município.
Logo após, aconteceu uma palestra educativa ministrada pela Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para mulheres, Josefa Lima, que abordou o tema ‘Violência contra a mulher: vamos acabar com essa história’, quando explanou sobre os diversos tipos de violência as quais as mulheres são vitimas, como violência psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras. “O machismo ainda é muito presente, a violência contra a mulher acontece em todos os espaços da sociedade e todas sujeitas a este risco, por isso a importância de orientar e trabalhara prevenção”, disse a Josefa, que ainda destacou a importância de se denunciar qualquer tipo de violência.
Após a palestra, em stands montados pelas Secretarias, foram realizados simultaneamente diversos atendimentos. A Secretaria de Assistência Social, repassou informações sobre os programa sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, quando as mulheres foram orientados sobre seus direitos.
A Saúde, disponibilizou diversos atendimentos realizados por uma equipe multiprofissional, onde foram realizados avaliação nutricional, limpeza de pele e massagem corporal, escovação supervisionada e aplicação de flúor, terapias alternativas, como reik e a oricular. Já, a Secretaria de Educação montou uma brinquedoteca, espaço em que as crianças foram acolhidos com atividades lúdicas e educativas.
Foi realizado ainda, uma oficina de geração de renda e relaxamento para mulheres beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Na parte da tarde aconteceu uma reunião interna no Sindicato do Trabalhadores Rurais, entre a equipe na coordenadoria e representantes de órgãos e entidades do município, como as Secretarias Municipais, policia, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, igrejas e controle social.
O ônibus lilás é uma unidade móvel, com estrutura para atender ás mulheres em situação de violência. A ação é uma realização do governo federal, atendendo as reivindicações da Macha da Margaridas, onde criou em 2007, o Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento á Violência contra as mulheres do campo e da floresta, que discute, formula e implementa políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres que vivem no campo e na floresta.
Fonte: Portal Cidades na Net
02 de Fevereiro de 2018 11:05