Municípios receberão capacitação para conselheiros de defesa da criança e adolescente
A capacitação terá início no dia 25 de julho, em Uruçuí e Floriano
Parceria firmada entre a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PI), órgão ligado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), ofertará a formação continuada dos conselheiros dos direitos da criança e do adolescente e dos conselheiros tutelares nos municípios.
A formação será realizada pelo projeto Escola de Conselhos do Piauí, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, e dividida em seis módulos nos municípios polos regionais. O projeto oferecerá material didático gratuitamente, profissionais e estrutura para receber os participantes.
Já os municípios deverão garantir o auxílio para que os conselheiros possam participar da formação, como traslado e outras condições necessárias para o pleno acesso à capacitação. O presidente da APPM, Jonas Moura, destaca que essa parceria com os municípios e a Associação é de fundamental importância, para que a formação seja realizada com total aproveitamento.
“É, sem dúvida, uma importante iniciativa do Conselho e da Sasc que deve colaborar com a promoção de políticas de gestão e governo na área de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A APPM apoia o projeto e está conclamando os municípios a se organizarem e garantirem as condições de acesso aos conselheiros”, pontua Jonas Moura, que é prefeito de Água Branca.
No início desta semana, o presidente da Associação recebeu o secretário da Assistência Social do Piauí, Zé Santana, e o secretário geral do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Antônio José dos Santos Mendes, para tratar sobre os encaminhamentos em relação à formação, que terá, ainda, como função colaborar para a elaboração dos Planos Decenais de Atendimento à Criança e ao Adolescente.
18 de Julho de 2019 14:59