Municípios aderem ao Programa Busca Ativa Covid-19
O Busca Ativa, programa do Governo do Estado do Piauí, conta com parceira com a APPM
Noventa municípios já aderiram ao Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, criado pelo Governo do Estado do Piauí e que implementa ações de identificação e acompanhamento de pessoas contaminadas pelo Sars-Cov-2, buscando, com isso, reduzir a proliferação do novo coronavírus e
O Busca Ativa se constitui na cooperação entre Governo e municípios, estabelecendo equipes para promover, nos territórios de desenvolvimento do Estado, o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19. O programa foi criado pelo Decreto nº 18.972/2020.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, destaca que para o Busca Ativa vai possibilitar "diminuir a velocidade de contágio nas regiões abrangidas. Esse é um trabalho importante, pois teremos dados reais sobre os casos da doença e, assim, poderemos melhorar o enfrentamento".
O governador Wellington Dias pontua que “nosso planejamento para reabertura gradual é fazer essa busca por pessoas com sintomas da Covid-19, isolá-las durante o período de recuperação e monitorá-las. O importante é utilizarmos de toda a rede de atenção básica em todos os municípios”.
Como funciona
O rastreamento das possíveis contaminações prevê a aplicação de testes para a Covid-19, a fim de identificar pacientes positivados; cadastro de pacientes contaminados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19; e acompanhamento de pacientes contaminados pelas equipes de saúde.
Cada território de desenvolvimento conta com pelo menos uma equipe para realizar o mapeamento. Após a realização dos testes, as pessoas positivadas para doença passam a ser monitoradas, evitando que a família e outras pessoas sejam também contaminadas. A ideia é não esperar que os casos cheguem aos hospitais.
O gestor do município define os locais onde a equipe irá atuar, considerando a maior incidência de casos. As cidades de Esperantina e Água Branca foram as primeiras a receberem o programa. Em Angical, Agricolândia, Hugo Napoleão, Batalha, Novo Santo Antônio, Pio IX, Piracuruca, São Gonçalo, Santo Antônio dos Milagres, São Pedro do Piauí, Socorro do Piauí, Luzilândia, Teresina, Regeneração e Simplício Mendes também foi implantado.
Como aderir
Para aderirem ao Programa de Busca Ativa, prefeitos e gestores municipais devem buscar a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para efetivar um termo de cooperação entre os poderes. Após firmada a parceria, o município assume o compromisso de atuar de acordo com um protocolo estabelecido pela Sesapi, no qual estão dispostos os indicativos de manejo clínico, a realização de testes, monitoramento, promoção e prevenção, identificação de sintomas e possibilidades de tratamento.
Com informações da Sesapi.
05 de Junho de 2020 15:15