Lançamento do Programa de Valorização da Agricultura Familiar
O presidente da APPM, Toninho, esteve presente na tarde desta quinta-feira (04), na Solenidade de Lançamento do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, realizado no Karnak, a convite do Governador Rafael Fonteles e da Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares.
O programa visa dinamizar e modernizar o segmento em todo o Piauí, com investimentos na organização da base produtiva, possibilitando maior acesso à tecnologia e com foco na elevação das oportunidades de trabalho e renda.
O governador destacou, dentro do programa, o apoio à comercialização, a tecnologia acessível aos pequenos produtores e a participação social, pois é através das associações, conselhos e movimentos sociais que as políticas públicas se tornam realidade. “Seja através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da merenda escolar, o acesso às mudas e sementes, os tratores e kits de irrigação. Todos esses fatores resultam no aumento da produtividade e mais renda para o nosso povo que vive no campo”, afirmou Rafael Fonteles.
A secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que o Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem importância fundamental, pois visa estruturar a produção e traz a comercialização como eixo principal. “Queremos organizar todo o processo de comercialização, pois temos a convicção de que havendo mercado para os produtos da agricultura familiar, o agricultor vai plantar”, garante Rejane.
Metas do programa
Até 2026, o Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem como meta organizar toda a gestão, que compreende:
– Implantação de 340 organizações da agricultura familiar;
– 12 Cooperativas territoriais, logística e de comercialização;
– 6 Parcerias público-privadas comunitárias;
– 238 Conselhos territoriais municipais.
Investimentos em programas de comercialização e agregação de valor. Até 2026, o Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem no seu planejamento a organização do mercado, que vai englobar:
– 8 mil famílias beneficiadas, abrangendo um total de 200 mil pessoas atendidas;
– 24 mil agricultores familiares
– 30% dos recursos disponíveis do PNAE;
– Promoção de 48 feiras territoriais;
– 12 centrais de comercialização.
04 de Maio de 2023 20:05