Jaicós promove manhã de lazer e roda de conversa em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Assistência Social, promove neste sábado (16), um evento com as famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.
O evento consiste em uma manhã de lazer paras as crianças atendidas pelo programa e uma roda de conversa com as mães e profissionais da Assistência e Saúde. A programação acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
A secretária de Assistência Social, Ana Karoline Meneses, falou do intuito do evento. “Antigamente existia muito trabalho infantil escravo e isso prejudicava muito no ensinamento e aprendizagem das crianças. E a gente precisa ter em mente que criança tem que estudar, brincar. E hoje o evento é voltado para essa reflexão”, disse ela, que ainda desejou um bom evento a todos “Aproveitem, espero que seja um bom evento aos filhos e a vocês também mães” completou.
A assistente social do CREAS, Josy Cristina, falou sobre a realidade do município com relação ao trabalho infantil. “Nosso maior trabalho infantil hoje é com relação ao lixão, existem muitas crianças que frequentam o lixão, nós do CREAS fazemos visitas no local, na casa das famílias, mas nada é resolvido. O que queremos é que toda a sociedade veja com um olhar diferenciado, porque sabemos que lugar de criança é na escola, pedimos que vocês pais priorizem essas crianças na escola” disse.
A assistente social também falou que a pobreza e falta de estrutura familiar são problemas presentes na cidade. “Temos muitas famílias desestruturadas em Jaicós, em extrema pobreza, o que acredito que é o fato maior que leva essas crianças a estarem no lixão. Muitas vezes crianças nos abordam pedindo dinheiro, em alguns casos os pais não sabem, em outros, as crianças são obrigadas a fazer isso por conta da necessidade, por não terem o alimento em casa. Temos famílias desestruturadas, pais que não conseguem mais ter o domínio sobre as crianças” destacou.
Participaram também da roda de conversa, o enfermeiro Kainã Mendes, a coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) Valdivia de Araújo Costa.
O prefeito municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD) e orientadores sociais também estiveram no evento.
Fonte: Cidades na Net
18 de Junho de 2018 08:11