Hemocentro da cidade de Picos promove o “Junho Vermelho”
Durante este mês o Hemocentro de Picos promove o “Junho Vermelho”, mês escolhido para lembrar a importância da doação de sangue e buscar mais doadores para ajudar a salvar vidas. A campanha busca conscientizar a população sobre os benefícios das doações.
A ação acontece em todo país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue no período que antecede as férias de julho, facilitando a atenção da população para a importância da doação. Para a assistência social do Hemopi, Valdênia Barros, o mês de junho, além de ser um período para chamar atenção da população sobre a doação, se torna também um período para agradecer aos doadores voluntários.
“Precisamos de incentivos para os não doadores a virem fazer suas doações de sangue, pois com isso ajudam a salvar vidas. Milhares de vidas são salvas, com os sangues que são colhidos nos hemocentros. O junho vermelho é um mês em que a população deve homenagear e agradecer aos doadores de sangue, como também aproveitar e conscientizar os não doadores a fazer o mesmo ato de solidariedade, afirma.”
Apesar de ser um tempo para reflexão, o número de doadores vem diminuindo consideravelmente. Em Picos, o mês vermelho intensifica os contatos e parcerias com instituições, igrejas e escolas ajudam a intensificar o estoque de sangue.
Uma simples atitude faz toda diferença na vida de uma pessoa. Assim, o militar Maycon Lima, de 25 anos, que desde 2012 é doador, realiza esse ato de solidariedade para salvar vidas. Com essa ação ele pode estar contribuindo positivamente para as pessoas em ajudar o próximo e até salvar vidas.
“Infelizmente nem todas pessoas tem esse ato de solidariedade para quem precisa de sangue. É de grande importância e satisfação para mim como cidadão, poder estar contribuindo para salvar vidas, pois sempre venho fazer minha doação de dois em dois meses, como é solicitado. Que o mês vermelho, seja de alerta para que as pessoas se conscientizassem mais, pois um simples gesto, pode salvar vidas.
Procedimento para doar
- Ter idade superior a 16 anos ou inferior a 69 anos;
- Estar alimentado. É importante ter uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos, e após almoço aguarde 2 horas para doar.
- Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Serviço
O Hemopi funciona na Rua 1º de Maio, 235 Centro/Sul. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados, das 7h15 às 17h.
Também é possível doar sangue nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano de segunda à sexta das 7h15 às 18h.
Fonte: Folha Atual
15 de Junho de 2018 12:52