Governo Federal decreta emergência em mais cinco cidades do Piauí pela seca
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em cinco cidades do Piauí afetadas pela seca: São Francisco de Assis do Piauí, Betânia do Piauí, Simões, Acauã e Várzea Branca. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e habilita os municípios a receberem apoio da União para ações emergenciais.
O reconhecimento federal ocorre no mesmo momento em que o governo do Piauí também reforçou medidas contra os efeitos da estiagem. Na última terça-feira (30), o Estado decretou situação de emergência em 119 municípios por um período de seis meses. Entre eles, estão cidades como Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, 2024 terminou com todo o território piauiense em situação de seca, cenário que pouco se alterou em 2025. No mês de julho, foi registrado o primeiro episódio de seca extrema, que se expandiu para outras regiões. Com chuvas abaixo da média e altas temperaturas, a previsão é de agravamento do quadro nos próximos meses.
Operação Carro-Pipa
Hoje, 205 dos 224 municípios do Piauí estão em situação de emergência por seca ou estiagem. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) tem reforçado o apoio ao estado com repasses que somam quase R$ 400 mil para a locação de caminhões-pipa e compra de combustível. Atualmente, 21 cidades são atendidas pela Operação Carro-Pipa Federal, que mobiliza 162 veículos e beneficia mais de 61 mil pessoas.
Com informações do portal cidadeverde.com
02 de Outubro de 2025 11:10