Detalhes da Notícia

Governo do Piauí se reúne com Prefeitos e anuncia diretrizes a serem implementadas nos Municípios

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (18), na sede da APPM, com diversos prefeitos para discutir demandas importantes para os Municípios e anunciar diretrizes a serem implementadas nas áreas da saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e transformação digital.

No encontro, o chefe do executivo estadual se reportou aos 153 prefeitos presentes, ressaltando a necessidade da pactuação e do comprometimento dos gestores com o objetivo de unir forças e acelerar as ações a serem implementadas nas importantes áreas da administração municipal.

"A ideia é fazer várias pactuações em diversas áreas, mas é claro que isso requer a adesão de cada prefeito e prefeita. Na área da saúde, por exemplo, temos o projeto Telessaúde, que facilitará o atendimento de consultas e exames especializados nas UBSs dos Municípios. Para isso, é imprescindível a concordância das Prefeituras. O projeto piloto já foi implementado em Piripiri", destacou o governador.

O presidente da APPM, Toninho, destacou a importância dos gestores se integrarem ao projeto de desenvolvimento apresentado pelo governador. No entanto, afirmou que vai depender de cada gestor municipal se unir ou não ao planejamento proposto pelo governo estadual.

“Esse é um momento importante para os Municípios, onde o governador quer mostrar a metodologia de trabalho. Conhecemos o projeto e acreditamos que será de suma importância para que as cidades possam avançar em níveis de desenvolvimento, e com isso quem mais ganha é a população. A adesão a esse planejamento fica a critério de cada um dos nossos colegas prefeitos”, enfatiza o presidente da APPM.

Educação

Sobre a Educação, Fonteles adiantou que o transporte escolar voltado para adultos será fortalecido em todos os Municípios.

"No que diz respeito ao transporte escolar, pretendemos ampliar essa parceria de forma mais eficiente, considerando que os Municípios geralmente cuidam do ensino fundamental, e o Estado, do ensino médio. É possível estabelecer uma parceria entre esses entes para tornar o transporte de alunos mais econômico para o poder público estadual e municipal", garantiu o governador.

O Programa Alfabetização na Idade Certa vai atender crianças de 0 a 7 anos. Serão vários benefícios como a formação de 17 mil professores, entrega de 87 mil materiais didáticos e 784 bolsas de extensão tecnológica.

Saúde

O governador apresentou ainda o Programa de Telessaúde que vai contar desde o agendamento on-line à teleconsulta em 10 tipos de especialidades, incluindo a zona rural, com médico clínico geral e cardiologista 24 horas.

O Piauí terá 16 cidades polos para realização de exames como tomografia, ultrassom, raio X, mamografia e exames laboratoriais. A população será beneficiada com consultas e exames especializados, redução de filas e menos despesas.

Segurança Pública

Sobre a Segurança Pública do Estado o governador prometeu aumentar o efetivo policial em todas as cidades piauienses.

“Na área da segurança pública, o aumento do efetivo. Todas as cidades do Piauí receberão novos policiais, robustecendo e aumentando o efetivo policial e a segurança pública. Também iremos fazer uma parceria com o Instituo de Identificação Digital. Queremos que todos os piauienses, ao longo do tempo, sejam recadastrados nesse novo formato digital conforme o modelo que vimos na Estônia, que é o modelo mais avançado, para que com essa nova carteira digital mais serviços públicos e privados estejam disponíveis para o cidadão, muitas vezes sem precisar sair de casa, só com acesso à internet”, finalizou o governador.

Serão 1.650 novos policiais para os 224 Municípios, o que significa um aumento de 30% do efetivo, levando melhoria das condições de segurança.

Também serão implementados postos de atendimento com kit de coleta biométrica em todos as cidades para a expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) e Certificado Digital o que vai diminuir o prazo para atendimento e recebimento facilitando o acesso aos serviços que serão oferecidos no portal do Governo Digital.

Saneamento básico e água potável

O governador do Piauí também enfatizou a necessidade de cumprir o marco legal do saneamento, além de priorizar o fornecimento de água potável para os piauienses.

"A questão do saneamento e da água, o marco do saneamento precisa ser cumprido. Esse diálogo é fundamental para avançarmos na questão do saneamento nas cidades do Piauí e na universalização do acesso à água potável", pontuou Rafael Fonteles.

Nesse contexto, os Municípios poderão aderir à Microrregião de Águas e Esgoto do Piauí (MRAE) para a concessão dos serviços de água e esgoto ainda no ano de 2023. Os benefícios são a partilha dos valores de outorga da concessão, aumento dos investimentos no setor e a criação de novos empregos.

Governo digital

O governador ressaltou acerca da importância de se desburocratizar todo o processo para aqueles que desejam empreender no Estado, facilitando o registro de empresas e gerando mais empregos no Piauí.

"No contexto de integração do Piauí Digital Empresas, buscamos simplificar o ambiente de negócios para os empreendedores que desejam registrar suas empresas. Isso envolve diversos órgãos estaduais e municipais até se obter todas as licenças necessárias. Isso leva tempo, e quanto mais rápido e facilitado for esse ambiente para a instalação de empreendimentos, mais pessoas empreenderão no Piauí, o que garantirá a geração de mais empregos e renda para o nosso povo", revela Fonteles.

Entre os benefícios estão as emissões online de alvarás, taxas e notas fiscais eletrônicas, automatização e acompanhamento online dos processos e gestão da situação das empresas.

 


18 de Maio de 2023 15:38

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática