Governo do Piauí e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial articulam evento para modernizar as compras públicas
Representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estiveram, em Teresina, nesta terça-feira (22), para alinhar os preparativos do 1º Seminário Estadual de Compras Públicas para Inovação, que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto. A visita teve como objetivo fortalecer a articulação institucional com o Governo do Piauí e garantir o sucesso do evento, que é uma iniciativa em parceria com as secretarias de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e de Administração (Sead).
Durante a agenda técnica, a analista de Produtividade e Inovação do Escritório de Compras Públicas para Inovação (Hubtec) da ABDI, Mari Oliveira, e a assessora administrativa do Hubtec, Aline Freitas, reuniram-se com a diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, Rebeca Nepomuceno, o secretário de Administração do Estado, Samuel Pontes, e equipes técnicas das duas secretarias.
“Estamos felizes em receber os representantes da ABDI nessa importante agenda que é inovadora para o nosso estado. É importante destacar que o estado do Piauí é o primeiro estado do Nordeste a realizar um evento com essa temática. Viramos case para o Brasil. Estamos nos destacando, nos posicionando nacionalmente sobre essa temática e isso é reflexo de todo o trabalho que o estado vem fazendo”, afirmou Rebeca Nepomuceno.
Foto: PH Silva
Segundo Mari Oliveira, a escolha do Piauí não foi por acaso. “O estado tem se destacado nacionalmente pela adoção dos instrumentos de compras públicas para inovação, como forma de enfrentar desafios reais nas áreas da saúde, segurança, transformação digital e gestão pública. Já são pelo menos cinco contratações públicas para inovação em andamento ou realizadas, o que mostra a maturidade e o compromisso do Piauí com o uso estratégico do poder de compra para fomentar o desenvolvimento tecnológico local”, pontuou.
A analista também ressaltou que o seminário busca qualificar gestores públicos, fornecedores e atores do ecossistema de inovação para que se sintam seguros e preparados para utilizar os mecanismos legais disponíveis, como os Contratos Públicos de Solução Inovadora (CPSI), Diálogo Competitivo, Encomendas tecnológicas etc, previstos na legislação vigente, como Marco Legal das Startups, Decreto nº 9.283/2018 e na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21).
Um dos principais desafios abordados será o chamado “apagão das canetas”, expressão muito utilizada pelo Líder do Hubtec, André Rauen, economista e doutor em política científica e tecnológica, especialista em Compras Públicas para Inovação, que descreve o receio de agentes públicos em autorizar contratações públicas para inovação por medo de responsabilizações. Esse medo, ainda enraizado na cultura da antiga Lei 8.666/1993, tem sido um dos principais entraves à promoção da inovação pelo setor público. “O evento pretende mostrar que é possível inovar com segurança jurídica, com base em marcos legais modernos e em uma governança sólida. Essa é a chave para transformar o Estado em um indutor de soluções criativas e eficazes para a sociedade”, explicou Mari.
O secretário Samuel Pontes reforçou o compromisso do governo estadual em promover um ambiente mais moderno e adequado aos anseios da população. “Convido a todos vocês — gestores municipais, estaduais, fornecedores e empreendedores — que queiram conhecer as soluções de compras públicas para inovação, que estejam presentes neste grande seminário, que será feito com o apoio da ABDI nos dias 7 e 8 de agosto”, declarou.
Foto: Ascom Sead
Oportunidade
O 1º Seminário Estadual de Compras Públicas para Inovação será realizado no auditório do Sebrae, em Teresina, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento busca fomentar o uso estratégico das compras públicas como instrumento de inovação, com foco nos Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI) e outros mecanismos previstos no Marco Legal das Startups e na Nova Lei de Licitações.
A realização é da SIA, Sead e ABDI, com apoio do Sebrae, Fadex e APPM. São parceiros institucionais: PGE, TCE, Seduc, Sesapi, PIT, SSP, Ministério Público do Piauí (MP-PI) e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Doity no link: https://doity.com.br/1o-seminario-estadual-de-contrataces-publicas
Com informações Ascom SIA
23 de Julho de 2025 11:41