Governador decreta calamidade pública por conta de coronavírus
Municípios devem ficar atentos às medidas que devem ser adotadas contra a Covid-19
O governador Wellington Dias anunciou, nesta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa no Palácio de Karnak, que vai decretar estado de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus, causador da doença Covid-19.
O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Operações de Emergência do Coronavírus instituído para deliberar sobre medidas urgentes para combater o avanço do coronavírus no Piauí. O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Jonas Moura, é um dos membros do grupo, que conta com representantes das secretarias estaduais.
Jonas Moura frisa que “os prefeitos devem ficar atentos às medidas. Pedimos, inclusive, que o governador ajude os municípios com o auxílio da Polícia Militar, para o monitoramento da situação. Também contamos com o apoio do Ministério Público, Judiciários e outros órgãos. O foco dos prefeitos é lutar contra esse problema”.
O governador Wellington Dias pontua que o decreto de calamidade acompanha a decisão do Governo Federal e Congresso Nacional. “O objetivo é agilizar para que os municípios e o Estado possam trabalhar na situação que vai além da urgência e emergência, garantindo recursos humanos e financeiros para lidarmos com o coronavírus”, explica.
Decreto Nº18.901/2020 (Suspensão de serviços e controle de fluxo)
Decreto Nº 18.895, DE 19 DE MARÇO DE 2020 (Calamidade)
19 de Março de 2020 15:40