Em solenidade prestigiada prefeito de São Miguel do Tapuio assume presidência da APPM

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na manhã desta segunda-feira (05), a cerimônia de posse do novo presidente da entidade. O cargo passa a ser exercido pelo então vice-presidente e prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho, que conduzirá a presidência da entidade em substituição ao prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, que a partir de hoje se licencia da função. A solenidade marcou oficialmente a mudança no comando da principal entidade municipalista do estado.

O presidente licenciado, Admaelton Bezerra, iniciou seu pronunciamento agradecendo o apoio dos prefeitos e da família frente à condução desta Casa dos Municípios do Piauí ao longo do ano de 2025, e afirmou estar confiante nas ações que irão ser implementadas pela nova gestão da APPM.
“Diante de minhas necessidades pessoais, afasto-me temporariamente da presidência da APPM, e o colega presidente Pompílio assumirá a missão de fortalecer o municipalismo. Este é um momento de grande destaque para a APPM, e tenho confiança de que a nova gestão dará continuidade a este trabalho. Manterei meu apoio, mesmo em minha ausência da presidência, e estarei presente nas principais discussões municipalistas, tanto no Piauí quanto em Brasília, para fortalecer a união entre os municípios não apenas do Piauí, mas de todo o Brasil. Em fevereiro, o presidente Pompílio mobilizará os prefeitos do Piauí para uma ação conjunta com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e os prefeitos de todo o país, visando a compensação pela isenção do imposto de renda. Embora reconheçamos o benefício à população, a perda de receita poderá prejudicar as finanças municipais e inviabilizar as administrações", afirma Admaelton Bezerra.

Em seu discurso, o novo presidente da APPM enfatizou que sua gestão terá como pautas prioritárias a compensação financeira emergencial para os municípios diante da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00 por mês, o que beneficia a população, segundo o gestor, mas também causa uma “perda irreparável” aos municípios e compromete os serviços públicos básicos, principalmente no Piauí e no Nordeste, bem como o cumprimento de obrigações dos entes municipais, como o caso do fim dos lixões.
De acordo com o novo presidente, essas são questões que exigem articulação institucional e diálogo com os órgãos de controle, levando-se em conta os impactos diretos nas administrações municipais e potencializando o fortalecimento do municipalismo como eixo central da atuação.
“Temos algumas pautas que consideramos prioritárias, como é o caso da isenção do imposto de renda, onde precisamos de uma compensação emergencial, e a questão do fim dos lixões, de modo a fortalecermos o municipalismo e darmos continuidade ao trabalho do nosso colega e presidente Admaelton. Seremos receptivos em ouvir os prefeitos e levar as principais demandas dos municípios aos órgãos de controle. O municipalismo é o movimento mais importante da democracia, e com todo respeito aos demais entes federados, é nos municípios que o protagonismo acontece, e nós vamos trabalhar para buscar soluções para seus problemas, ouvindo e discutindo com os prefeitos de cada cidade do nosso estado”, destacou Pompílio.

Bastante prestigiado pela ala política, o ato de posse aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de autoridades como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, senadora Jussara Lima, deputados federais, estaduais, prefeitos e secretários de estado.

Confira aqui o Termo de Afastamento e Transferência da Presidência do Conselho Diretor da APPM.
Com a posse oficializada, Pompílio Evaristo Filho passa a comandar a APPM e será responsável por conduzir a atuação institucional da Associação junto aos municípios piauienses, mantendo o diálogo e a representação dos interesses municipalistas nos âmbitos estadual e federal.



Imagens: Gabriel Paulino
05 de Janeiro de 2026 15:14




