Com público expressivo, APPM encerra Seminário eSocial para os Municípios Piauienses

A APPM, através da Escola dos Municípios do Piauí, concluiu, no final da manhã desta quarta-feira (28), o Seminário eSocial para os Municípios Piauienses. Com carga horária de 16h, participaram da capacitação 90 municípios, representados por 220 servidores municipais e contadores.
O eSocial é um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial vai reduzir custos e tempo da área contábil do setor público e privado na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
.jpg)
Para o perito e contador, Antônio Gomes das Neves, que foi um dos palestrantes do evento, o eSocial chega para dinamizar as administrações públicas e privadas.
“Por lei, o eSocial será obrigatório. A grande importância para as administrações municipais é que elas vão poder ter o controle de suas ações. A preocupação nesse momento, com relação a administração de pessoal dos municípios, é a gestão montar uma estrutura capaz atender as exigências do eSocial, para se poder cumprir o que ele pretende. Esse sistema é unificado, podendo encaminhar informações importantes para quatro órgãos simultaneamente, que são eles: Ministério do Trabalho, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica. Esse sistema chega para dinamizar administrações públicas e privadas”, destaca.
.jpg)
A principal vantagem para o trabalhador será a maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho.
.jpg)
Através do eSocial, serão também registradas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador, assim como as informações referentes à sua condição de trabalho, tais como as características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.
28 de Novembro de 2018 13:46




