Com o apoio do Ministério da Economia e da CNM, APPM realiza Seminário: Integrando as Plataformas +Brasil, Rede +Brasil e CNM na Captação e Transferência de Recursos Federais para os Municípios
A APPM, através da Sala +Brasil, e em parceria com a CNM e o Ministério da Economia realizaram, na manhã desta terça-feira (07), o Seminário: Integrando as Plataformas +Brasil, Rede +Brasil e CNM na Captação e Transferência de Recursos Federais para os Municípios.
O objetivo do encontro foi melhorar a captação e a transferência de recursos federais para os municípios, de forma que os gestores tenham a oportunidade de conhecer as Plataformas +Brasil, Sala +Brasil e Plataforma Êxitos (CNM), ferramentas que auxiliam os entes municipais no processo de captação de recursos.
Foram palestrantes do Seminário o diretor geral da APPM, Cleiton Coutinho; a consultora da CNM na área de transferências voluntárias e coordenadora da Plataforma Êxitos, Marli Burato; a coordenadora-geral de governança colaborativa e gestão do conhecimento do Ministério da Economia, Tâmara Castro; e o coordenador da Sala +Brasil na APPM, José Batista.
No encontro, Cleiton Coutinho enfatizou a importância da Sala +Brasil e dos municípios, seus gestores e técnicos estarem trabalhando em harmonia com a APPM.
“A gente sabe que essa ferramenta é muito importante para que os municípios possam ter uma melhor gestão, até porque só com o FPM e o ICMS fica muito difícil administrar uma cidade. A Sala +Brasil foi inaugurada este ano, na gestão do presidente Paulo César, e tem como objetivo integrar a Plataforma +Brasil e a Rede +Brasil, e essa parceria com o Ministério da Economia e a CNM tem a finalidade de simplificar, automatizar e racionalizar os processos de transferências voluntárias da União. Então, é com muita alegria que nós estamos aqui na APPM trazendo essa ferramenta aos municípios do estado do Piauí, para que eles possam ter informações e consigam êxito nesse processo de captação e transferência de recursos”, destaca o diretor.
O coordenador da Sala +Brasil na APPM, José Batista, assegura que as mudanças na plataforma +Brasil beneficiaram o seu manuseio, o que torna a captação de recursos mais viável.
“O intuito da Sala +Brasil é agregar. Já trabalhávamos com o SICONV há algum tempo, aqui mesmo na APPM, e constatamos que havia muito desperdício devido os municípios não estarem buscando ou aproveitando todos os recursos que estavam disponíveis através dos ministérios. Agora, com essa nova roupagem do Ministério da Economia, facilitou muito o trabalho dos técnicos, devido tudo estar num só lugar na plataforma. A CNM também conta com uma plataforma bem interessante, que é a plataforma Êxitos, considerada uma das mais completas na atualidade”, esclarece o coordenador.
Por Alice Paranaguá.
07 de Junho de 2022 13:18