Com a presença da APPM ministro Camilo Santana entrega Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em Teresina

Na manhã desta quarta-feira (05), o ministro da Educação, Camilo Santana, entregou a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) a 900 professores da rede pública e privada do Piauí e vouchers do Programa Mais Professores do Brasil, que concede crédito de R$ 3 mil a docentes de escolas com bons resultados no Ideb, para a compra de notebooks e tablets.
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Teresina e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da comunidade acadêmica. Na ocasião, a prefeita de Lagoa do Piauí, Camila Barbosa, representou a Associação Piauiense de Municípios (APPM), reforçando o compromisso das gestões municipais com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à valorização e formação dos profissionais da educação.

Durante o evento, o ministro Camilo Santana destacou as ações do Governo Federal em prol da educação básica e superior. “Estamos implementando políticas públicas que fortalecem a formação, a valorização e a permanência dos estudantes e professores. O Programa Mais Professores busca atrair jovens para a licenciatura, garantir formação de qualidade e consolidar o papel do educador como base do aprendizado em todo o país”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles também ressaltou a importância da presença constante do ministro no Piauí. “O ministro Camilo Santana tem mostrado compromisso com o fortalecimento da Educação em todas as etapas, da primeira infância à pós-graduação. O Governo Federal tem descentralizado investimentos, valorizado a formação docente e fortalecido instituições no Nordeste, com foco na inovação e na qualidade do ensino”, destacou.
Para obter a Carteira Nacional Docente, o professor deve estar em efetivo exercício educação pública ou privada e seguir os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Isso inclui o preenchimento de um formulário de solicitação, com envio de dados cadastrais e foto.
.jpeg)
A Carteira Nacional Docente garante aos professores acesso a vantagens previstas em lei federal e ofertadas por instituições públicas e privadas. O documento assegura identificação oficial da categoria e permite o acesso à meia-entrada em atividades culturais, como cinemas, teatros e eventos. A carteira também dá acesso ao programa de benefícios da plataforma #TôComProf, que reúne iniciativas com bancos públicos, empresas de tecnologia, redes de farmácias, plataformas digitais e serviços diversos.
Entre as vantagens previstas estão isenção de anuidade em cartão de crédito, taxas bancárias diferenciadas, descontos em transporte, alimentação por aplicativos de delivery, hospedagem e compra de produtos e ferramentas educacionais.
O MEC informou que novas parcerias estão sendo formalizadas e que os benefícios serão ampliados gradualmente, de acordo com os acordos firmados com empresas e instituições participantes.
.jpeg)
05 de Novembro de 2025 14:53




