APPM sedia lançamento do “Avançar Cidades” e prevê melhoria na qualidade de vida dos piauienses
Com objetivo de levar melhorias às cidades do Piauí, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) sediou, nesta sexta-feira (06), o lançamento do Programa Avançar Cidades, que é uma iniciativa do Ministério das Cidades. No Piauí, o programa prevê iniciativas para as áreas de saneamento básico e mobilidade urbana, sendo que o investimento inicial será definido de acordo com a capacidade de endividamento de cada cidade.
O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou a parceria entre municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica para execução do programa. “O Avançar Cidades faz parte de um programa chamado Proinveste, que disponibilizará 2,6 bilhões de reais para serem investidos nas cidades. No Piauí estamos fazendo uma parceria entre os municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal para garantir que o maior número de cidades consiga ter o cadastro aprovado, e assim tenham esses recursos garantidos para a realização de melhorias”, disse o presidente.
De acordo com o governador Wellington Dias, essa proposta se apresenta como uma grande oportunidade de investimento. “O governo federal lançou essa política pública com o intuito de tratar sobre questões básicas que acarretam os municípios piauienses, como drenagem, calçamento e iluminação. Esse é um crédito para ser pago em 20 anos, com quatro anos de carência. Ou seja, é uma grande oportunidade de proporcionar melhorias aos municípios", afirmou o governador.
Francisco Elizomar, superintendente da Caixa Econômica Federal, falou sobre os objetivos do programa. “O programa, tem como foco as questões de mobilidade e saneamento e nosso objetivo é fazer com que os recursos vindos para o Piauí sejam efetivamente aplicados na realização de obras. O Avançar Cidades é um programa que prevê a modernização da gestão financeira, via financiamento”, explicou.
O secretário Nacional do Saneamento Ambiental, Henrique Pires, afirma que o programa vai possibilitar melhorias na qualidade de vida da população. “A finalidade do programa é melhorar as condições de saúde e de qualidade de vida da população, através de investimentos destinados à universalização e acesso aos serviços públicos de saneamento. Neste processo, a população tem um papel fundamental, pois deve participar das discussões e acompanhar as intervenções de saneamento nos municípios”, concluiu.
O Programa Avançar Cidades se apresenta como uma alternativa de melhoria aos municípios piauienses, uma vez que, de acordo com dados do MCidades, 96% dos municípios do Piauí não têm um plano de saneamento básico e não há informação consolidada sobre os planos existentes, se são completos e atualizados conforme as diretrizes da Lei do Saneamento (No 11.445/2007). Nesse sentido, a iniciativa promete atender aos municípios do estado, melhorando a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e qualidade de vida da população urbana e rural, por meio de investimentos destinados à universalização e à melhoria desses serviços.
O presidente da APPM, Gil Carlos, concluiu sua fala afirmando que “a iniciativa do governo vem para fortalecer parceria com os municípios, dando maiores condições para a captação desses recursos”.
Fonte: Ascom APPM
06 de Outubro de 2017 14:52