Detalhes da Notícia

APPM realiza o 1º Encontro da Mulher Municipalista e reforça o debate em torno dos direitos femininos

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 20 de março, o 1º Encontro da Mulher Municipalista, um evento inovador, apoiado pela Diretoria da entidade municipalista, e que teve como idealizadora a prefeita de capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Coelho.

O movimento é liderado pelo grupo das 30 Prefeitas mulheres do Estado, que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas para a população feminina nos municípios através da efetivação dos seus direitos.

O encontro aconteceu no auditório da APPM e contou com a participação de um expressivo número de mulheres, entre elas, a Senadora Jussara Lima; Primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; Prefeitas; deputadas estaduais Simone Pereira, Jannaína Marques e Ana Paula; Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa; Procuradora de Justiça e Ouvidora-Geral do Ministério Público, Teresinha Borges; Coronel PM Elizete Lima; Gracília Carvalho, representante da Secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa; Carlete Freitas, Diretora de Operações do Piauí Fomento; Vice-prefeitas, Vereadoras; Primeiras-damas, Secretárias municipais e representantes de classe, entre outras. O Deputado Estadual Georgiano Neto e os Prefeitos de Bertolínia, Caraúbas do Piauí, Dom Expedito Lopes, Isaías Coelho, Landri Sales, Massapê do Piauí, Nova Santa Rita, São Félix do Piauí e Tanque do Piauí também participaram da cerimônia.

O Presidente da APPM, Toninho, deu as boas-vindas e enalteceu a importância da presença e atuação da mulher em todas as áreas, inclusive na política e junto ao movimento municipalista no Estado.

"Essa iniciativa de fomento às políticas públicas voltadas para as mulheres é de suma importância. Quero aqui parabenizar a Prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio Oliveira, pela iniciativa, por presidir o Conselho da Mulher Municipalista e por representar a APPM na Confederação Nacional de Municípios (CNM). Essa Casa está de portas abertas para a participação feminina, e aqui enalteço as mulheres na pessoa das 30 mulheres Prefeitas. Vamos dar as mãos e desenvolver um trabalho em conjunto, para que os Municípios piauienses avancem nas políticas de proteção e respeito à mulher. Pelo público aqui presente e que aqui tão bem representa a classe feminina, não tenho dúvida que os direitos da mulher serão muito mais fortalecidos e defendidos a partir de hoje”, disse o Presidente.

Durante o evento foi instituído o Conselho da Mulher Municipalista, que será presidido pela prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio, e as prefeitas Carmelita Castro, de São Raimundo Nonato; Carmen Gean, de Brasileira; Lúcia Lacerda, Pimenteiras; Neidinha Lima, Guadalupe; Wilma Lima, São João do Arraial; e Chaguinha da Saúde, de Murici dos Portelas.

Por ocasião do encontro e pensado em melhor atender as governantes municipais no fomento dos debates e o fortalecimento da presença da mulher em todos os espaços, a APPM também inaugurou a Sala da Mulher Municipalista.  

Nos pronunciamentos, os oradores destacaram o papel da mulher e o espaço que elas têm conquistado ao longo dos anos.

A Senadora Jussara Lima deixou uma mensagem motivacional, de empoderamento, para que as mulheres ocupem seus espaços. Falou da honra e dos desafios de ser a única mulher a representar o Piauí no Senado Federal.

"É uma luta diária. Todos os dias temos que provar que somos capazes e que sabemos o que queremos. No Congresso não é diferente. Dos 81 Senadores, somos apenas 15 Senadoras. Apesar de parecer pouco, essa é a maior bancada da história do Brasil. Na Câmara são 91 Deputadas mulheres. Nós, mulheres parlamentares estamos nos unindo no Congresso, existe um pensamento de visitarmos os Estados, de conversarmos e mobilizarmos as mulheres mostrando o que estamos fazendo lá, defendendo verdadeiramente a nossa classe. Contem comigo, com o meu mandato, sintam-se representadas por mim", pontuou a Senadora.

A Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa, definiu o encontro como um momento de construção coletiva e falou sobre os projetos e ações que estão sendo implementados pelo Governo do Estado, incentivando os municípios a se organizarem.

"A Secretaria da Mulher possibilita que a gente avance com as políticas para as mulheres. A mesma coisa pode e deve acontecer nos Municípios, criando-se organismos de políticas para as mulheres, seja uma secretaria, uma coordenadoria. Nos dias 29 e 30 de março acontecerá um Fórum Estadual das Gestoras Municipais, onde serão trabalhados a elaboração de projetos e outras políticas que possam ser desenvolvidas a nível de Estado e Municípios, para que as mulheres saiam do ciclo da violência e conquistem autonomia econômica e financeira”, finaliza Zenaide.

Gabriela Coelho, Prefeita de Capitão Gervásio e Presidente do Conselho da Mulher Municipalista da APPM, afirmou que o encontro superou as expectativas.

"Foi maravilhoso. Tivemos a representatividade de mulheres que são protagonistas em vários órgãos e entidades. Ouvimos muitos depoimentos, compartilhamos ideias e inauguramos o nosso espaço com práticas e o protocolo que vai ser institucionalizado nessa sala aqui na APPM. Agora vamos trabalhar muito visitando as mulheres nos Municípios, demonstrando que somos capazes e podemos chegar onde nós quisermos. Foi com esse desejo que idealizamos esse Conselho", revelou Gabriela.

A Primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, enalteceu a iniciativa e se colocou à disposição do movimento. Falou também sobre o Pacto pelas Crianças do Piauí, um programa que está sendo formatado e será lançado em breve, sob sua coordenação.

"Nós, mulheres, temos sempre que andar juntas, de mãos dadas e com muita união. Me coloco à disposição desse importante Conselho para ser a intermediadora dos Municípios junto ao governo do Estado, pois reconheço a importância da figura feminina em todos os espaços. Sobre o Pacto pelas Crianças, estamos nos reunindo com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e montando algumas diretrizes. Quero trabalhar junto com vocês, pois a união com as Prefeituras é muito importante para que a gente possa pactuar, fazer dar certo, e para que esse seja um programa de sucesso em benefício das nossas crianças", destaca Isabel Fonteles.

 


20 de Março de 2023 17:36

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática