APPM participa do VI Encontro Descentralizado do COEGEMAS-PI em São Raimundo Nonato
Com o apoio da APPM, o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Piauí (COEGEMAS-PI) realizou, nessa quinta-feira (25), na cidade de São Raimundo Nonato, o IV Encontro Descentralizado de Gestores Municipais de Assistência Social, que teve como objetivo capacitar, sensibilizar e orientar os gestores da Assistência Social nos Municípios.
O evento conta com a presença do Presidente da APPM e Prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais; da gestora do Município anfitrião, Carmelita Castro; e dos Prefeitos de Várzea Branca e Fartura do Piauí, Raimundo Nonato e Orlando Braga, respectivamente; Secretários de Assistência Social e técnicos de referência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Abrindo os trabalhos, a Presidente do COEGEMAS-PI, Lourdes Lima, falou da atuação do Colegiado e da necessidade de se haver maiores incentivos para a área da Assistência Social.
“A prioridade do COEGEMAS é fortalecer e consolidar a política pública da Assistência Social através da luta incessante da classe junto à bancada parlamentar, para que a mesma atue favoravelmente pela aprovação da PEC 383/2017, que destina 1% da receita da União à Assistência Social e para a manutenção de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Acreditamos que através desse incentivo poderemos alcançar patamares maiores de desenvolvimento em todos os Municípios”, pontua Lourdes.
Acerca da fala da Presidente do COEGEMAS-PI, Lourdes Lima, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais, revelou que existe um movimento favorável da instituição e da própria CNM com relação à destinação do 1% para a Assistência Social.
“No tocante ao 1% a ser destinado para a Assistência Social, quero dizer que a APPM e a própria CNM estão lutando para conseguir essa vitória. Essa é uma das pautas prioritárias da Confederação Nacional que está tramitando e certamente será aprovada. Sou um prefeito de segundo mandato, e só agora depois de assumir a presidência da APPM é que vim entender mais a atuação dos colegiados, como o COEGEMAS, e vejo que os Municípios investem muito em consultoria. Na APPM nós coabitamos os colegiados da saúde, educação e da própria assistência social, que são consultorias que sabem à risca cada tema. Nós gestores somos regidos pelo princípio da legalidade, só podendo realizar o que está expressamente escrito na lei, então é importante que os Municípios façam parte desses colegiados para estarem sempre atualizados, o que certamente vai contribuir com as gestões. O Município é o ente da federação que menos tem recurso, e mesmo assim a União tem lhe atribuído obrigações. Por isso defendemos o 1% para a Assistência Social, porque sabemos que esse recurso vai ajudar muito as gestões municipais e principalmente aqueles que mais precisam do poder público”, destaca Paulo César.
A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, enalteceu a iniciativa do COEGEMAS-PI que, segundo ela, traz benefícios para as gestões e para os técnicos que trabalham na área da Assistência Social.
“Esse é um momento muito importante, pois é o tipo de evento onde se divide experiências, se divide conhecimentos, e tudo isso fortalece os trabalhos desenvolvidos nessa tão importante pasta. Aproveito para agradecer o trabalho de todos os que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social da nossa cidade, e que não medem esforços para ver uma São Raimundo Nonato cada dia melhor e mais justa”, revela Carmelita.
O IV Encontro Estadual Descentralizado do COEGEMAS-PI reuniu 23 Municípios, sendo eles: São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, Santa Luz, Redenção do Gurgueia, Avelino Lopes, Curimatá, Parnaguá, Barreiras do Piauí, Gilbues, São Gonçalo do Gurgueia, Riacho Frio, São Braz do Piauí, Várzea Branca, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio, Currais, São João do Piauí, Guaribas, Campo Maior, Morro Cabeça no Tempo, Jurema, Caracol e São Francisco de Assis.
Por Alice Paranaguá.
Fotos: Priscila Melo.
26 de Agosto de 2022 12:26