Detalhes da Notícia

APPM participa do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde

Nos dias 16 e 17 de maio, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realiza, em Teresina, o maior evento de saúde pública do Piauí.  O XIII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde está sendo realizado no Hotel Blue Tree, em Teresina.

A abertura do evento aconteceu na noite dessa terça-feira (16) após as apresentações da 8ª Mostra Piauí Aqui tem SUS, e contou com a presença do presidente da APPM, Toninho.

“Momento oportuno o Congresso Estadual, que vem fortalecendo demais as pautas da área de saúde, com certeza também com a questão da descentralização, das questões regionais. Sabemos das dificuldades que os municípios vêm encontrando desde muito tempo com relação à descentralização da saúde e com a questão da regulação, das cirurgias eletivas, vários fatores que estão em pautas permanentes e em discussões. Então esse congresso é de grande importância para os municípios poderem não só cobrar, mas também trazer soluções dos órgãos competentes para que a gente possa fortalecer ainda mais o sistema de saúde”, disse o Presidente Toninho.

Com o tema “Desafios do SUS na busca da equidade regional”, o evento reúne Secretários Municipais de Saúde de várias regiões do Piauí, profissionais da área do segmento e autoridades do Estado. O Congresso tem como finalidade promover discussões que possam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar o público interessado.

Entre os palestrantes, estão o diretor-financeiro do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hishan Mohamad; a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Teresa Cristina Lins Amaral; o assessor técnico do Conasems, Elton da Silva Chaves e o secretário de Atenção Básica à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Nésio Fernandes. Os Workshop serão ministrados por assessores do Conasems e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O Congresso conta com a “Feira Piauí, aqui tem SUS”, onde foram instalados estandes de entidades importantes como a Associação Piauiense de Municípios (APPM); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI); Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi); Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí; Coordenações dos Territórios de desenvolvimento do Piauí (CIR).

No primeiro dia de evento foram apresentadas e avaliadas as experiências exitosas inscritas para 8ª Mostra Piauí Aqui tem SUS. A premiação dos 17 melhores trabalhos ocorrerá paralelamente às atividades do Congresso, no dia 17 de maio.


17 de Maio de 2023 14:04

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática