APPM participa de premiação das escolas vencedoras do Prêmio Alfa-10
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI realizou, na tarde de ontem (25), a premiação das escolas vencedoras da 3ª Edição do Prêmio Alfa-10.
Foram premiadas 78 escolas públicas, estaduais e municipais, de todo o território piauiense, que se destacaram na alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. As escolhidas obtiveram em 2023 os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), e devem receber até R$ 80 mil como incentivo. Já as escolas que apresentam mais dificuldades recebem atenção especial e também são estimuladas.
O presidente da APPM, Toninho, participou da solenidade, oportunidade em que destacou o trabalho conjunto dos prefeitos, gestores escolares, professores e familiares dos alunos para a melhoria dos índices educacionais no estado.
O Prêmio Alfa-10 é um dos incentivos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, que visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, para melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.
Números apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), atestam a evolução alcançada através do programa. Com base no desempenho de 2021, foram 12 escolas premiadas. De 2022, 37 escolas alcançaram o indicador desejado. Em 2023, 78 unidades de ensino atingiram o índice e recebem o prêmio agora.
Representantes das escolas premiadas e os prefeitos dos respectivos municípios, receberam troféus como reconhecimento. Bom Jesus (1º e 3º lugares); Manoel Emídio (2º lugar); Caldeirão Grande (4º lugar) e Monsenhor Hipólito (5º lugar), foram as cidades com escolas melhores posicionadas.
Bom Jesus, cidade localizada a 640 km ao Sul de Teresina, foi a grande campeã. Obteve o melhor índice pelo terceiro ano consecutivo e emplacou 5 escolas entre as premiadas.
A solenidade marcou também a celebração do primeiro ano do Pacto pelas Crianças do Piauí, um programa multidisciplinar e colaborativo lançado em 2023, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças piauienses na primeira infância, por meio de ações nas áreas da assistência social, educação e saúde.
Confira relação completa das escolas premiadas.
26 de Abril de 2024 10:05