APPM participa da 6ª Conferência Estadual das Cidades e reforça importância da articulação entre municípios
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, participou, nesta terça-feira (19), da abertura oficial da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Teresina. O evento, que segue até esta quarta-feira (20), representa uma etapa preparatória para a construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
A conferência reúne gestores públicos, representantes da sociedade civil e instituições, com o objetivo de discutir propostas e diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo nas cidades brasileiras.
Durante sua fala, o presidente da APPM destacou a importância da participação ativa dos municípios nos processos de planejamento urbano e na formulação de políticas públicas que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. “Este é um momento muito especial de união dos municípios com a sociedade civil, com o objetivo de construir políticas públicas que atendam, de forma efetiva, as necessidades da população. Em São José do Piauí, realizamos a conferência municipal e de lá saímos com muitas ideias e propostas que hoje levamos ao debate estadual. Isso mostra o quanto a participação democrática é essencial para transformar realidades”, afirmou Admaelton Bezerra.
O presidente reforçou ainda que a APPM seguirá mobilizando os gestores municipais para que participem ativamente das próximas etapas do processo, incluindo a Conferência Nacional das Cidades, prevista para ocorrer em outubro. “Vamos continuar fortalecendo esse diálogo entre prefeitos e a população. A APPM está de portas abertas para apoiar os municípios e incentivar a participação cidadã como ferramenta essencial para o desenvolvimento das nossas cidades”, completou.
O governador Rafael Fonteles também esteve presente na solenidade de abertura e destacou o compromisso do Estado com o planejamento e a escuta da sociedade como elementos fundamentais para a formulação de políticas públicas eficazes. “Esse é um governo que acredita no planejamento e na participação social. Não existe política pública exitosa sem um bom planejamento e sem a escuta ativa dos atores da sociedade envolvidos no processo. O Piauí está dando sua parcela de contribuição para essa discussão nacional, com discussões já realizadas nos municípios e agora aqui no estado, dentro dessa política de participação social tão valorizada pelo nosso campo político, pelo presidente Lula e pelo nosso governo”, afirmou o governador.
O secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, também participou do evento e destacou uma das propostas que poderão ser levadas à etapa nacional da conferência: o programa Casa Legal, antigo ProUrbe. “Vamos eleger os delegados e as propostas que vamos levar para a conferência nacional. Obviamente, isso passará por votação, com forte participação dos movimentos sociais. Queremos levar a proposta do Casa Legal, o antigo ProUrbe, como exemplo de política de desenvolvimento urbano, especialmente na área de regularização fundiária, para ser adotado como política pública em nível nacional”, explicou Bonfim.
A 6ª Conferência Estadual das Cidades é organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e tem como propósito consolidar as propostas prioritárias do Piauí para contribuir com a nova PNDU. Ao final do evento, serão eleitos 45 delegados estaduais que representarão o estado na etapa nacional, além da aprovação de 12 propostas estratégicas para o desenvolvimento urbano.
19 de Agosto de 2025 14:15