APPM, MP-PI, SSP-PI, Detran e Polícia Militar discutem municipalização do trânsito e ações de fiscalização e proteção à vida nas rodovias do estado

O presidente da APPM, Pompílio Evaristo, acompanhado de técnicos da instituição, participou na manhã de hoje (13) de uma reunião no MP-PI, que reuniu representantes do órgão, Secretaria de Estado da Segurança, Detran-PI e Polícia Militar, para debater estratégias de fortalecimento da municipalização do trânsito nas cidades piauienses através de políticas públicas integradas.
Na ocasião, o MP-PI fez a apresentação do programa “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas”, que tem como objetivo reduzir os índices de acidentes e promover mais segurança no trânsito dos municípios piauienses.
Durante a reunião, o presidente da APPM ressaltou que a pauta vem sendo amplamente discutida com os gestores municipais.

“Nos próximos dias iremos nos reunir com 51 prefeitos para abordamos a municipalização do trânsito, que entendemos ser a solução mais adequada. Questões como sinalização, uso de capacete e aspectos culturais próprios de cada município precisam ser enfrentadas com responsabilidade. A perda de vidas de cidadãos piauienses nos sensibiliza profundamente, por isso, o Ministério Público, a APPM e a Secretaria de Segurança buscam, de forma conjunta, fortalecer ações concretas para enfrentar essa problemática”, reforça o presidente da APPM.

Também foram apresentados dados que evidenciam que apenas 5,4% dos municípios do Piauí possuem Plano de Mobilidade Urbana, onde somente 14 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A Associação Piauiense de Municípios segue atuando como ponte entre os municípios e as instituições, defendendo soluções eficazes, cooperação institucional e políticas públicas que garantam mais segurança, organização do trânsito e proteção à vida da população piauiense.
13 de Janeiro de 2026 15:12




