APPM e SEPLAN concluem 2° módulo de capacitação em SICONV
A Associação Piauiense de Municípios (APPM), por meio da Escola dos Municípios, e em parceria com a Secretária de Estado do Planejamento (SEPLAN), concluiu, na tarde de ontem (05), o módulo B do curso de capacitação em SICONV (Sistema de Convênios de Ministério do Planejamento). O curso foi realizado no Tribunal de Contas do estado (TCE) e contou a participação de 50 técnicos municipais, que na oportunidade trocaram experiências e colocaram em prática o projeto formulado no primeiro módulo do curso.
O presidente da APPM, Gil Carlos, fala da importância do curso para a realização de investimentos. “O curso é uma porta de entrada para que os municípios consigam a liberação de recursos para realização de obras. Essa é uma capacitação completa que permitirá brevemente instalarmos em cada município uma sala de convênios. Para que cada município tenha um órgão especializado em elaboração de projeto, execução e prestação de contas”, afirma.
O curso em SICONV tem como objetivo desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para os estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Essas transferências podem ser realizadas através de convênios, contratos de repasse e termos de parceria.
O superintendente de projetos da Seplan, Marcos Guilherme, explica que a segunda fase do curso consiste no acompanhamento dos registros do convênio. “Durante esse módulo, os técnicos aprenderam a registrar a licitação, cadastrar o contrato das empresas vencedoras da licitação, incluir os documentos de liquidação no sistema (nota fiscal, recibo) e realizar o pagamentos dos insumos”, concluiu
O módulo C do curso de capacitação em Siconv está previsto para acontecer entre os dias 29 e 30 de Novembro.
Fonte: Ascom APPM
05 de Outubro de 2017 12:39