128 municípios piauienses farão parte de programa de expansão de internet banda larga
Programa Internet Para Todos foi lançado nesta quinta-feira (11) no auditório da APPM
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou durante um evento na Associação Piauiense de Municípios (APPM), com a presença de gestores municipais, a inclusão do estado no Programa Internet Para Todos, uma ação que visa levar conectividade aos equipamentos públicos dos municípios, além de apoiar a implementação da Política de Inovação Educação Conectada.
O ministro explicou que o programa Internet Para Todos é uma ação voltada para beneficiar 40 mil unidades públicas (municipais, estaduais e federais) que não contam com acesso à internet banda larga. “Temos agora o primeiro satélite brasileiro, e em breve ele vai disponibilizar banda larga para qualquer município. Vamos ver as prioridades de cada lugar e aplicá-las tanto na área da educação, levando internet para todas as escolas, quanto em relação à conectividade dos equipamentos públicos, além disso Ministério da Defesa vai ter a possibilidade de melhorar 100% da monitoria do País, ajudando até mesmo no combate ao tráfico de drogas”, disse.
A expectativa é que o programa atenda os 224 municípios até julho deste ano. Essa é uma iniciativa do Governo Federal criado por meio do decreto 7.175/ 2010, que tem como principal objetivo expandir e massificar o acesso à internet banda larga no Brasil, especialmente em regiões mais carentes em infraestrutura e tecnologia.
O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou a importância do programa para as gestões municipais. “Este é um passo importante para nossos municípios. Com o Programa Internet para Todos, associado aos outros programas da área já existentes, vamos melhorar ainda mais as gestões públicas municipais. Tanto no que diz respeito ao aperfeiçoamento das ações executadas nos municípios, quanto na área da educação, podendo ampliar também os cursos de graduação à distância nas cidades piauienses”, afirma o presidente.
De acordo com as diretrizes do PNBL, a meta de promover o crescimento da capacidade de infraestrutura de telecomunicação depende da colaboração entre os setores público e privado. O poder público deve se ocupar em desenvolver pontos de acesso coletivos e reduzir as desigualdades socioeconômicas e regionais na área da tecnologia.
O governador Wellington Dias destaca que o programa levará inúmeros benefícios para a população e proporcionará o avanço das cidades. “É um momento histórico, estamos falando de banda larga de alta potência. Isso vai viabilizar melhorias nos serviços, como a tele educação, telemedicina, monitoramento na segurança. Isso é uma revolução. É um momento muito importante”, disse o governador.
Na oportunidade, também foram realizadas as assinaturas dos termos de migração de rádios AM para frequência FM.
Fonte: Ascom APPM
11 de Janeiro de 2018 19:08