APPM busca entendimento do TCE-PI sobre os deveres dos municípios em relação aos direitos trabalhistas dos cargos em comissão
Na manhã desta quinta-feira (08), o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, esteve no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), fazendo uma visita de cortesia ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Kennedy Barros.
Na oportunidade, o municipalista solicitou uma resolução do TCE-PI na qual o órgão delibera para as prefeituras e câmaras municipais tomarem as providências relacionadas à implantação da cobrança da taxa da coleta dos resíduos sólidos nos municípios. O gestor ainda requisitou o posicionamento do Tribunal acerca do pagamento dos cargos comissionados no âmbito da administração pública municipal e a fiscalização em relação ao pagamento do 13° das verbas trabalhistas, em relação aos cargos de comissão.
De acordo com Kennedy Barros, a insistência no não asseguramento desses direitos constitucionais aos integrantes dos cargos em comissão provoca o desnecessário abarrotamento do Poder Judiciário, atribuição de obrigações financeiras desproporcionais ao Ente, e ainda põe em risco a futura aprovação das contas de gestão, ante a afronta aos princípios administrativos da eficiência, economia e segurança jurídica.
Confira aqui o informativo da APPM com informações importantes para as municipalidades.
Participaram do encontro o conselheiro Abelardo Vilanova, o procurador jurídico, Waldemar Fernandes, e o diretor-geral da APPM, Leal Júnior.
08 de Maio de 2025 15:48