"Vejo com bom senso", diz presidente da APPM sobre flexibilização do uso de máscara no Piauí
Apesar de ainda não discutir o assunto internamente, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) acredita que o momento seja propício para o início da flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19 em todo o estado.
Em entrevista ao Cidadeverde.com nesta terça-feira (8), o presidente da entidade e prefeito de Francinópolis, Paulo César (Progressistas), afirmou que vê com “bom senso” a não obrigatoriedade do uso de máscara em determinadas situações.
“Nessa altura, já vejo com bom senso isso aí. Porque diminuiu consideravelmente a quantidade de contaminações e internações [...] a pessoa vai analisar e dependendo do local, se tiver aglomeração, usar, e em espaço aberto, não. Essa é a tendência”, avaliou o gestor.
Recentemente o chefe da entidade municipalista já havia afirmado que as prefeituras tem autonomia para decidir sobre o assunto pandemia, como estipulou Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), Dr. Paulo César (Progressistas), afirmou que, caso seja decretada a desobrigação do uso de máscara no estado, os gestores municipais têm a autonomia para decidir se seguirão a medida ou não.
Na última segunda-feira (7) a Prefeitura de Teresina anunciou o início da flexibilização das medidas sanitárias na capital em quatro fases, com a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir do dia 14 e em locais fechados, a partir do dia 28 de março
Naquela ocasião, representantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município destacaram que a adoção de regras menos restritivas foram possíveis graças ao controle da pandemia atestado pelos indicadores positivos de vacinação e hospitalização na cidade.
Levando em conta este mesmo argumento, Paulo César reforça que os municípios também estão aptos a iniciarem a flexibilização do uso de máscara. “Sim, principalmente com o avançar da vacinação e os resultados positivos que ela está provocando”, disse.
Segundo dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), quase 86% da população piauiense já completou o esquema vacinal com duas ou a dose única da vacina contra a Covid-19, e mais de 36% destes receberam a dose de reforço.
Já em relação a ocupação na rede hospitalar estadual, a taxa de ocupação das UTIs-Covid está em pouco mais de 40%, enquanto a dos leitos clínicos e de estabilização fica em torno de 17% e 11%, respectivamente.
Por sua vez, Wellington Dias disse à imprensa nesta terça-feira (8) que avalia a flexibilização no Piauí, após uma reunião com outros governadores e cientistas brasileiros na segunda-feira (14), quando devem apresentar uma proposta de transição da situação de pandemia para endemia.
Segundo o presidente da APPM, as prefeituras piauienses também devem aderir à iniciativa. “A tendência é ele [governador] flexibilizar. Os municípios devem seguir essa tendência, com certeza”, finalizou o gestor municipal.
Repost portalcidadeverde.com
09 de Março de 2022 09:16