UNDIME-PI realiza Seminário para discutir educação no Estado
Evento está sendo realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM)
Secretários municipais de todo o Piauí, acompanhados por professores e técnicos em educação reúnem-se no V Seminário da UNDIME-PI (União dos Dirigentes Municipais de Educação), que traz como tema “As Avaliações em larga escala auxiliando a compreensão do processo ensino-aprendizagem”, e discutem aspectos importantes da vida escolar visando garantir educação de qualidade nas cidades piauienses.
O Seminário acontece nesta quarta (30) e quinta-feira (31 nos turnos manhã e tarde, com oficinas e palestras, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), e de acordo com a diretora executiva da UNDIME-PI, Maria Sidnei Lins Magalhães, essa é uma forma de aproximar os municípios no sentido de compartilhar e desenvolver ações para melhoria educacional no estado.
“Esse Seminário tem objetivo promover um momento de articulação dos municípios, direcionando e orientando os profissionais da educação acerca dos assuntos que envolvem o cenário educacional brasileiro, de uma forma geral, levar aos dirigentes municipais conhecimento sobre os programas instituídos pelo Ministério da Educação. Temos vários temas importantes para tratar, mas o que mais nos chama atenção é a questão do senso escolar e a Prova Brasil que acontece de dois em dois anos e faz um levantamento dos Índices da Educação Básica (IDEB). É importante frisar que todos os municípios querem que sua nota aumente, mas para isso nós temos que ter uma política de educação e projetos que direcionem e acompanhem o rendimento escolar das crianças”, disse.
Na palestra de abertura, o dirigente municipal de educação de Teresina, Kleber Montezuma, abordou a questão da “Gestão da Educação”, onde apontou a importância das estratégias e do planejamento dentro da gerência escolar como método para elevar os índices qualitativos municipais. “A gestão educacional relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino, e possibilita que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva” pontuou.
O evento reuniu no primeiro dia cerca de 160 participantes, e segundo Marilene da Silva, secretária de educação de Santa Luz - PI, a iniciativa fortalece a troca de experiências entre os municípios. "Essa é uma iniciativa muito importante para os gestores da educação. É uma oportunidade de conhecermos ações de outras cidades e descobrir novas alternativas para fortalecermos a educação no estado", concluiu.
Fonte: Ascom APPM
30 de Agosto de 2017 14:55