Detalhes da Notícia

Toninho de Caridade é eleito Presidente da APPM para o biênio 2023-2024

Prefeitos (as) dos municípios filiados à Associação Piauiense dos Municípios (APPM) elegeram, nessa segunda-feira (12/12), a nova Diretoria que vai comandar a entidade no biênio 2023-2024.

A chapa 1, encabeçada pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (Toninho de Caridade) obteve 104 votos e foi a vitoriosa do pleito. O atual presidente da APPM e prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, concorria à reeleição pela chapa 2, e ficou em segundo lugar obtendo 64 votos válidos. Compareceram 168 prefeitos e prefeitas das diferentes regiões do Estado para a eleição, que tinha 196 gestores aptos a votar.

O resultado do pleito foi divulgado por volta das 17h, no auditório da APPM, localizada no Centro Administrativo de Teresina.  Declarado vencedor, Toninho fez questão de defender a união de prefeitos pela defesa dos municípios.

Em seu primeiro pronunciamento após o anúncio oficial do resultado, Toninho de Caridade agradeceu a Deus, aos colegas prefeitos pelo apoio, às lideranças políticas que colaboraram para a sua vitória.

“Agradeço a Deus, a todos os prefeitos e prefeitas que acreditaram no nosso nome e às muitas lideranças que se uniram para eleger a chapa “APPM para Todos”. É um momento importante para todos nós, para o municipalismo, e para mim, de muita responsabilidade. Todos os avanços que o presidente Paulo César deixa nessa casa a gente vai dar continuidade. A eleição passou e aqui era só uma discussão de propostas. Agora vamos nos unir por um bem comum, que é o municipalismo”, declarou o novo presidente da APPM.

O atual presidente da entidade, Paulo César Morais, em seu discurso se colocou à disposição do sucessor, defendeu a independência dos municípios e voltou a criticar o que chamou de interferência na entidade.

"O município tem a sua autonomia. Os entes federativos, e o município é um ente federativo, é autônomo e tem independência em relação aos demais. Então, nenhum presidente pode aceitar baixar a cabeça para alguém, o prefeito e seu município é quem tem o voto. Estou à disposição para ajudar a gestão do colega Toninho no que for necessário, pois o que importa é a defesa do municipalismo", enfatizou Paulo César. 

A eleição para a escolha da Diretoria da APPM geralmente é realizada no mês de janeiro, mas este ano foi antecipada por conta das festas de final de ano e para facilitar a transição. A nova gestão tomará posse no dia 2 de janeiro de 2023. 

Por Alice Paranaguá.


13 de Dezembro de 2022 13:39

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática