Detalhes da Notícia

TCE Piauí alerta municípios para último dia de envio de questionário

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) encerra nesta segunda-feira (17) o prazo para que as 224 Prefeituras Municipais, por meio do sistema Capture, respondam ao questionário sobre o levantamento de informações acerca da situação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do estado do Piauí. Até o momento, apenas 127 municípios finalizaram o envio das informações, 48 estão em andamento e 49 não iniciaram. Confira, clicando aqui, a situação atual, com a lista e o status de envio de todos os municípios. 

A ação está sendo realizada pelo Grupo de Trabalho instituído pelo  Termo de Cooperação publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de 01/12/2021, sendo formado pelo TCE-PI, pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), e pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O TCE Piauí reforça a importância de todos os municípios responderem a esse questionário.

O Grupo de Trabalho tem como objetivo promover a articulação e a interação de atividades destinadas a orientar os municípios para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, visando a efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010. 

O auditor do TCE, Leonardo Santana, membro do Grupo de Trabalho, ressalta a importância do diagnóstico. “Devemos conhecer a realidade dos catadores para alcançar a meta da Política Nacional de Resíduos Sólidos de inclusão social e emancipação econômica desses trabalhadores que atuam nos lixões e aterros do Estado”, pontuou. O auditor complementa, ainda, que “cabe aos municípios, titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, a realização de programas e ações para o atingimento dessa meta”.

Para responder o questionário, o representante da unidade gestora cadastrado no Capture Web deve acessar o sistema com senha pessoal através do link: https://sistemas.tce.pi.gov.br/capture/ para designar o responsável pelo preenchimento do questionário. 

Para eventuais dúvidas, o gestor poderá acessar o manual do sistema Capture, neste link: https://www.tce.pi.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Manual-operacional-capture-JURISDICIONADO.pdf. 

Caso as dúvidas para acesso ao sistema persistam, deve entrar em contato com a Divisão de Suporte e Atendimento ao Usuário pelos telefones (86) 3215-3982 ou 3215-3984, ou pelo e-mail: suporte@tce.pi.gov.br. 

Caso as dúvidas sejam relacionadas ao conteúdo do questionário, entre em contato com a Divisão de Apoio ao Jurisdicionado pelo telefone (86) 3215-3955 ou pelo e-mail: dajur@tce.pi.gov.br. 

 

 


17 de Outubro de 2022 12:22

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática