TCE-PI, em parceria com a APPM, inicia I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante em Bom Jesus
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por intermédio da Ouvidoria e da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) deu início, na tarde dessa quinta-feira (13), à I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante. O encontro acontece até esta sexta-feira (14), no auditório do Gurgueia Palace Hotel, no município de Bom Jesus, onde estão sendo ministradas palestras e oficinas por auditores de Controle Externo da Corte de Contas.
Com o tema: “Novo Marco Legal das Licitações e Contratações Públicas”, o evento busca capacitar os Governantes Municipais, Gestores, Servidores Públicos e a sociedade, além de incentivar a participação social no controle e fiscalização da gestão pública.
O Presidente do TCE-PI, Conselheiro Kennedy Barros, falou que a Jornada do Conhecimento é um evento que vai percorrer várias regiões do Piauí.
“O papel da Corte de Contas é orientar os Gestores e a população. Essa vai ser uma constante do TCE-PI em viajar os Municípios e conhecer os agentes municipais a fim de capacitá-los com oficinas e palestras de temas importantes do cotidiano das gestões, para que os serviços públicos cheguem à população com qualidade”, destaca o presidente Kennedy.
O Prefeito de Bom Jesus e Presidente da Associação de Municípios do Extremo-Sul (AMES), Nestor Elvas, falou aos presentes sobre a satisfação do Município em sediar tão importante iniciativa. O gestor representou o presidente da APPM na solenidade.
“Nós que estamos mais distantes da capital recebemos o TCE-PI e a APPM com grande satisfação, pois reconhecemos que a qualificação é o caminho para a otimização da gestão e para a oferta de melhores serviços para a população. O Piauí tem uma extensão muito grande, e isso às vezes impede os técnicos dos municípios mais distantes da capital de buscarem qualificação. Através dessa iniciativa do Tribunal de Contas, em parceria com a APPM e os demais órgãos parceiros fica muito mais fácil adquirir conhecimento que promova a boa gestão municipal”, pontua Nestor.
Os trabalhos da APPM no evento foram coordenados pelo professor Batista, com o auxílio dos técnicos da instituição, Reussa Figueiredo e Manoel de Jesus.
No evento, o Auditor de Controle Externo, José Inaldo Oliveira, ministrou a palestra: “Subsídio de Vereadores e Acumulação de Cargos”. O público participou de forma ativa, fazendo questionamentos e tirando dúvidas sobre o tema.
O Diretor da Escola de Contas e Ouvidor do TCE-PI, Conselheiro Kléber Eulálio, reforçou a importância da Ouvidoria para a construção de uma boa gestão, reforçando o “papel de ouvir as demandas, a fim de aproximar o Tribunal de Contas do gestor e do cidadão, para que os objetivos possam ser cumpridos e os recursos públicos sejam aplicados da forma correta e eficiente para todos”.
O Auditor de Controle Externo e Diretor de Fiscalização de Licitações e Contratos do TCE-PI, Elbert Alvarenga, ministrou palestra, na qual reforçou a importância do papel dos Tribunais de Contas com a nova Lei de Licitações e Contratos.
A I Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante, continua nesta sexta-feira (14), com palestras e oficinas ministradas por auditores de Controle Externo do TCE-PI. O primeiro dia de encontro contou com a presença de 452 participantes.
Com informações da Ascom do TCE-PI.
14 de Abril de 2023 12:11