SESAPI, APPM e COSEMS-PI se reúnem para discutir a implantação do novo Território Regional de Saúde Vale do Rio Itaim
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), na APPM, uma reunião para discutir propostas e melhorias para o fortalecimento da implantação do novo Território Regional de Saúde Vale do Rio Itaim. O encontro contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, prefeitos, representantes do COSEMS-PI e secretários dos 16 municípios pertencentes à região.
De acordo com Antônio Luiz, o encontro teve como objetivo principal debater os investimentos estabelecidos no Plano de Expansão das ações em média e alta complexidade e a aprovação dos gestores para a implantação da nova Região de Saúde Vale do Rio Itaim. O gestor destacou que, a princípio, há uma necessidade de descentralizar a região do Vale do Rio Guaribas, composta por 39 municípios.
“A atuação é descentralizar, criar um território a mais e termos maior capacidade de acesso tanto para Picos como para Marcolândia, como para Paulistana. Vamos melhorar todos os hospitais. Como falei, o Plano de Exposição 2025 vai melhorar Valença, Oeiras, Bom Jesus, teremos UTI em muitos municípios”, explica.
O secretário também relatou que pretende implantar, até o final da gestão do governador Rafael Fonteles, um programa que facilite e integre todos os municípios do Piauí, para que assim os trabalhadores da saúde possam identificar onde há vagas e especialistas necessários para o atendimento médico de pacientes.
A Região de Saúde Vale do Rio Itaim é composta pelos municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia, Simões, Padre Marcos, Belém do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Betânia, Acauã, Paulistana e Queimada Nova.
30 de Novembro de 2023 10:40