Semana Pedagógica de Corrente debate Implementação de Currículo e Formação dos Professores
Determinado em melhorar a qualidade da educação municipal de Corrente, o prefeito Gladson Murilo vem adotando medidas estratégicas e decisivas para atingir seu objetivo.
Para efetuar deliberações mais assertivas no campo da educação, o gestor público busca apoio profissional especializado com uma empresa de assessoria e consultoria educacional, desde o ano passado. As primeiras mudanças foram vistas e anunciadas na Semana Pedagógica 2019, que aconteceu de 28 de janeiro a 01 de fevereiro.
Foram cinco dias de muita aprendizagem, troca de conhecimento e, principalmente, de reencontro e confraternização entre os servidores da educação. Palestrantes renomados marcaram presença nessa Semana Pedagógica, como a professora Dra. Raimundinha Ribeiro (UESPI) que falou sobre a responsabilidade da universidade na formação de professores, e outros que articularam sobre currículo e gestão escolar, cuidados com a escola e com a preparação das merendas, organização da secretaria escolar, além de oficinas pedagógicas e administrativas.
PROPOSTA CURRICULAR – um marco na educação municipal de Corrente
A partir deste ano, será implementado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede municipal de Corrente o Currículo Único Escolar. Essa é uma resolução desafiadora e revolucionária para a educação pública oferecida pelo município, pois pela primeira vez, as escolas terão um documento orientando o trabalho do professor e assegurando a equidade e a qualidade do ensino. A proposta é que o conteúdo curricular específico a cada série desenvolva as competências gerais que garantem os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos, em conformidade com as definições da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).
Os professores receberam a notícia com entusiasmo e confiança. No passado, houve tentativas para a efetivação de uma proposta curricular para o ensino da rede municipal, mas todas sem êxito. Querer melhorar a educação sem uma boa proposta curricular vigente, atualizada e contextualizada com a realidade social e cultural do aluno é, no mínimo, intenção equivocada e amadora. Por isso, professores, coordenadores, diretores, membros do conselho e toda equipe da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) receberam orientações e formações sobre a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), com o objetivo de conhecerem as normativas desse documento para a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das escolas. A construção do currículo da cidade de Corrente está sendo em regime de colaboração com o Estado, conforme sugere o MEC.
Formação continuada para os professores: confiança e valorização profissional
Outra ação anunciada na Semana Pedagógica 2019 foi o programa que oportunizará a formação continuada dos professores da rede municipal. A atual gestão está realizando parcerias com instituições de ensino superior do município para oferecer cursos de curta duração aos professores. Inicialmente, a formação contemplará os ensinos de matemática, de língua portuguesa e didática. A intenção é ampliar esse tipo de formação aos professores da Educação Infantil e de outras disciplinas como Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Além disso, a secretária municipal de Educação, Ianê Mascarenhas, revela que as escolas do município estão passando por reformas nas estruturas físicas. Isso mostra o compromisso da gestão com a qualidade do ensino.
Programas e Ações do MEC: de mãos dadas com o município
O município reconhece a importância dos programas e das ações estabelecidas pelo governo federal para ajudar os estados e municípios a melhorarem suas práticas pedagógicas e de gestão, nas escolas e secretarias. Para isso, a forma como os programas adotados pela SEMEC é trabalhada está sendo revista e reorganizada, sob a responsabilidade da coordenadora de programas Andréa Menuzzi.
Como se vê, a educação municipal de Corrente está passando por um processo de reformulação, organização e atualização que exigirá o envolvimento de todos os professores, alunos, coordenadores gestores e comunidade.
Ascom.
13 de Fevereiro de 2019 16:30