Detalhes da Notícia

Secretaria do Turismo busca apoio da APPM para expandir o Mapa do Turismo no Piauí

Na manhã dessa segunda-feira (09), o presidente da APPM, Toninho, esteve reunido com o Secretário de Turismo, Marcelo Costa, e o tesoureiro geral da instituição e prefeito de Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita.

A reunião ocorreu na APPM, na sala da presidência, e teve como objetivo discutir a adesão dos municípios ao Programa de Regionalização do Turismo, assim como a realização de um Seminário junto aos municípios para esclarecer dúvidas sobre o tema e o recebimento de recursos.

O Programa de Regionalização do Turismo, que foi idealizado e orientado pelo Ministério do Turismo, tem o intuito de trabalhar a divergência e a interação de todas as ações desempenhadas com o MTUR, os estados e municípios brasileiros.

O principal objetivo da reunião e do programa é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão descentralizada e a promoção do turismo no país, a partir de 8 eixos estruturantes com vista estrutural. A ideia inicial é promover palestras, e posteriormente realizar capacitações para que esses municípios possam incrementar as suas vendas e se enquadrarem ao programa, juntando os municípios por afinidades culturais, sociais e econômicas,  para que eles se organizem e desenvolvam a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

Hoje para que o município possa receber recursos federais do Ministério do Turismo é necessário que ele esteja inserido no Mapa do Turismo Brasileiro. No Piauí, dos 224 municípios existentes, apenas 34 estão no Mapa.

Por isso, o objetivo é firmar uma parceria junto a APPM, para que a Secretaria do Turismo possa chegar até os municípios onde irão ser promovidas palestras e capacitações orientando como os municípios devem se organizar, planejar para se inserirem ao Mapa do Turismo e, consequentemente, estarem habilitados a receber recursos federais através do Ministério do Turismo.

Saiba mais sobre o Mapa do Turismo clicando aqui.


10 de Janeiro de 2023 11:16

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática