Saúde, foco do segundo dia do Diálogo Municipalista
Prefeitos discutem políticas públicas do PSF
O segundo e último dia do evento “Diálogo Municipalista – Desafios Locais 2017” tratou do financiamento da saúde. As palestras trouxeram temas como ‘Os comprometimentos financeiros e estruturais dos municípios com o SUS’, ‘O novo modelo de financiamento do SUS e os órgãos de controle’, ‘Estratégias para a qualificação da gestão da Saúde municipal’ e a ‘Judicialização da Saúde’.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems PI), Leopoldina Cipriano, destacou durante sua fala o investimento em gastos com saúde, incentivo de saúde bucal, além dos desafios na organização da rede de atenção à saúde. “Dentro dos municípios hoje, nós não temos garantia dos repasses e temos que executar e planejar”, pontuou. Ainda segundo ela, os municípios hoje gastam cerca de 22% do orçamento com saúde.
A Promotora de Justiça Karla Carvalho, que ministrou a palestra Judicialização da Saúde, destacou que “o encontro serviu para fortalecer a regionalização e esclarecer diversas questões relacionadas à saúde. Durante a palestra, ponderamos as demandas coletivas, no sentido de estruturar a gestão e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
Para o consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz, o principal objetivo do Diálogo Municipalista é orientar os gestores. “Os dois dias foram de sucesso porque conseguimos atingir o nosso objetivo de trazer questões para serem discutidas com os gestores municipalistas no intuito de orientar para que eles consigam desenvolver boas administrações. Hoje, o tema foi voltado apenas para a saúde porque é um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Assim, trouxemos diretrizes para preparar os gestores de forma que melhore as condições ofertadas para a população”, declarou.
O vice-presidente da APPM, Jonas Moura, avaliou de forma positiva o evento que superou as expectativas. “Muitos gestores participaram do Diálogo dos Municípios e a direção da APPM ficou muito feliz com o resultado. A participação do governador Wellington Dias também foi um momento muito importante do encontro, tendo em vista que as notícias repassadas amenizaram a decepção dos gestores com a repatriação dos recursos e serviu para fazer com que os prefeitos ficassem mais confiantes”, ressaltou.
18 de Agosto de 2017 07:40