Resolução autoriza distribuição de alimentos do PNAE a famílias de estudantes
A Resolução foi publicada pelo Ministério da Educação
O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (13), a Resolução Nº 2/2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias dos estudantes, em decorrência do estado de calamidade pública e da situação emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus (COVID-19).
A Resolução estabelece que a distribuição ficará a encargo e sob os critérios definidos administrações locais. Os recursos do PNAE devem ser utilizados, exclusivamente, para garantir a alimentação dos estudantes da educação básica. Os itens alimentarem deverão ser distribuídos em forma de kits, respeitando as definições de qualidade nutricional e sanitária estabelecidas pelo Programa. Cada gestão deve organizar métodos de distribuição que não gerem aglomerações.
A recomendação é que os kits sejam entregues diretamente na casa dos estudantes ou que somente um membro das famílias se desloquem para buscá-los na unidade escolar. A Resolução recomenda, também, que as embalagens dos kits devem conter informações sobre prevenção contra o coronavírus e que os alimentos sejam, prioritariamente, adquiridos da agricultura familiar. Para efeitos de prestação de contas, os recursos serão computados junto aos repasses regulares do exercício de 2020.
13 de Abril de 2020 10:04