Detalhes da Notícia

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção promove encontro para discutir mecanismos de transparência no setor público

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, nessa sexta-feira, 15 de setembro, a partir das 10h, o evento “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção 2023/2024: desafios e oportunidades". O objetivo é promover a troca de conhecimento e experiências entre os participantes do Programa e debater as melhores práticas de gestão e governança na prevenção e enfrentamento da corrupção.

O encontro reúne o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, o secretário executivo da Rede de Controle da Gestão Pública e procurador da República Ivan Cláudio Garcia Marx, e representantes de entidades integrantes do PNPC para discutir os aprendizados e desafios observados, além das perspectivas para o próximo ano.

Serão realizadas três rodadas de entrevistas com o presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (CONACI), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, o gerente de Riscos e Controle da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), Josiclei Cruz do Nascimento, e o controlador-geral do município de Vitória, Denis Penedo Prates.

A reunião será transmitida pelo canal oficial do TCU YouTube.

Sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

O PNPC tem como propósito incentivar as organizações públicas brasileiras na adoção de boas práticas de prevenção e combate à corrupção. Atualmente, mais de onze mil organizações do Legislativo, Executivo e Judiciário participam do programa.

A adesão das organizações ocorreu em 2021, quando foi realizado autodiagnóstico por cada uma das participantes. A autoavaliação, feita na plataforma e-Prevenção, mapeou os riscos e vulnerabilidades relacionados à ocorrência de fraude e corrupção nas instituições e definiu o marco zero, que indica o estágio inicial das práticas desses órgãos em relação aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.

O PNPC é uma iniciativa importante para o fortalecimento da ética e da transparência nas instituições públicas do país, e a participação de um número significativo de organizações demonstra a relevância do projeto e a disposição do setor público em prevenir e combater a corrupção.

O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do TCU no YouTube.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Conheça mais sobre o PNPC acessando o portal em: http://www.rededecontrole.gov.br/

 


13 de Setembro de 2023 10:37

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática