Detalhes da Notícia

Presidente da APPM participa da sétima plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027

Nessa sexta-feira (26) o Piauí recebeu a sétima plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, ocasião em que a APPM esteve representada pelo presidente Toninho. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Social Wellington Dias (PT), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

O governador Rafael Fonteles participou do encontro e comemorou que o PPA vai permitir obras hídricas, rodovias e um multimodal que vai ligar o Sul do Piauí, com forte produção de grãos, até o litoral, onde deve ser implantado o Porto de Luís Correia (PI).

Abrindo a plenária, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, explicou que são 28 programas agrupados pelo Governo Federal que deverão ser trabalhados.

“As condições para trabalhar o social são fundamentais. Estamos em fase de decidir o plano para vários anos. O que estamos fazendo em vários estados é mostrar, do ponto de vista regional, quais são as prioridades. Os recursos assegurados para o social precisam de uma integração. Quem vive em extrema pobreza e recebe o Bolsa Família não precisa apenas dessa renda. Assim, vamos atender quem mais precisa. E até 2026 vamos diminuir a pobreza e a e extrema pobreza no Piauí e no Brasil”, disse.

Em seguida, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que os encaminhamentos da plenária vão construir o PPA, que será apresentado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto.

“Hoje estamos cumprindo a determinação do presidente Lula. Ele pediu duas coisas para mim. A primeira que eu cuidasse do orçamento do Brasil. A segunda era a participação do povo. Quem vai dizer as prioridades é o povo. Então, vamos percorrer o Brasil para ouvir a sociedade. A única pergunta de hoje é: que Brasil e Piauí vocês querem para os próximos quatro anos?”, ressaltou a ministra.

O Secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, citou o poeta Torquato Neto ao dizer que, no Piauí, “só quero saber o que pode dar certo”.

“Estamos na terra de uma escrava chamada Esperança. Esperança Garcia! A primeira mulher advogada do Brasil, que escreveu uma carta, uma petição. Essa é a cara da gente piauiense. E o planejamento do Brasil tem que ter a cara do povo brasileiro. Nós estamos escrevendo, governo e povo, um novo capítulo histórico do Brasil”, afirmou.

A plenária no Piauí contou com ampla participação popular. Ao todo, mais de 85 mil pessoas participaram, através da internet, em nível nacional, da construção do PPA.

Fotos: Verom Filho.


29 de Maio de 2023 09:48

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática