Prefeito de São João do Piauí profere palestra na Marcha sobre políticas públicas na área da habitação
O prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, é um dos gestores piauienses que está em Brasília, participando da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios. O encontro, considerado o maior evento municipalista da América Latina, tem em sua programação palestras temáticas voltadas a diversas frentes de trabalho no âmbito municipal, e é um espaço onde as prefeituras com experiências exitosas podem estar demonstrando suas práticas para a apreciação de outros entes locais.
Nesse contexto, e a convite da CNM, o prefeito Ednei proferiu palestra, nesta manhã de quarta-feira (21), no Centro Internacional de Convenções de Brasília, local onde ocorre a Marcha, apresentando sua experiência com a construção do Residencial Dudu Amorim, etapas 1 e 2, que soma 250 casas populares, e os avanços nas políticas públicas na área da habitação na cidade de São João do Piauí.
O município piauiense é o único do Norte/Nordeste a apresentar essa fala na Marcha, juntamente com um representante do estado do Paraná, e se consolida como referência para todas as municipalidades do país. O painel também contou com a participação de técnicos do Ministério das Cidades, Caixa e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
O prefeito Ednei, por sua vez, revelou que a gestão de São João do Piauí trabalha com equilíbrio financeiro, buscando sempre beneficiar a parcela mais carente do município.
"Sem dúvida, foi uma honra muito grande poder participar e ser palestrante, também convidado pela CNM, para falar sobre habitação e nossa experiência no Piauí. Uma experiência exitosa, onde a cidade de São João do Piauí é a primeira do estado a ser contemplada. Conseguimos 100 casas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que é administrado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal e o Ministério das Cidades. É um funil muito grande, onde o município tem que ter uma equipe técnica eficiente e competente para conseguir viabilizar esse projeto. Então, isso é um sucesso e estamos já na fase de início das obras. Também temos a experiência de ter construído 150 unidades habitacionais através do FINISA, já executadas com valores de R$ 40 mil cada, e esse valor surpreendeu bastante os órgãos, pois São João do Piauí, que tem uma população de aproximadamente 21 mil habitantes, demonstra o equilíbrio financeiro do nosso trabalho para beneficiar lá na ponta quem mais precisa”, finaliza Ednei Amorim.
A APPM, entidade representativa dos municípios piauienses, parabeniza o prefeito Ednei Amorim e todo o corpo técnico envolvido nesse projeto, por fazerem uma gestão de resultados em prol dos sanjoanenses e tornarem o município referência nacional na área da habitação.
21 de Maio de 2025 14:45