Detalhes da Notícia

Prefeitas Piauienses se reúnem para fomentar políticas públicas voltadas para as mulheres nos Municípios

Objetivando o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios piauienses, um grupo de prefeitas estiveram reunidas com o presidente da APPM, Toninho, na manhã desta segunda-feira (27), na sede da instituição.

A idealizadora do encontro foi a prefeita de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Oliveira, que incentivou as colegas prefeitas a participarem do momento e trabalharem em conjunto as políticas públicas voltadas para as mulheres.

“O presidente Toninho se pronunciou que queria algo feminino de forma concreta dentro da APPM, e eu como prefeita mulher encabecei essa causa, para que a gente pudesse unir as prefeitas mulheres e sensibilizar os prefeitos homens a criarem Secretarias das Mulheres e estabelecerem leis e projetos que irão melhorar a vida das mulheres em todo o Piauí. Essa é a primeira reunião com as prefeitas do Estado do Piauí. Então, é algo inovador, a nível de Piauí e a nível de município pequeno”, pontuou Gabriela.

A prefeita Gabriela Coelho criou uma Secretaria da Mulher no seu município e incentivou as prefeitas a fazerem o mesmo. “Eu praticamente criei a Secretaria da Mulher no meu município, e já conseguimos uma policial feminina para Capitão Gervásio Oliveira, já se tornando lei. Por isso, queremos tornar público e prático em cada município. Então, via APPM e como parte da direção juntamente com o presidente Toninho, queremos deixar essa marca aqui dessa gestão”, acrescentou.

O presidente Toninho se colocou à disposição, e afirmou que a APPM irá intervir para que as prefeitas se reúnam com a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

“Aproveitando a ocasião da Marcha à Brasília, a APPM irá pleitear uma agenda das prefeitas com a Ministra da Mulher. Seria importante para iniciarmos as tratativas e aqui criaríamos esse Conselho que ficará responsável pelas ações. Outro ponto é a Feira dos Municípios, que está prevista para acontecer em setembro, e eu queria deixar um espaço exclusivo para que as prefeitas façam um trabalho de forma conjunta, mostrando a força feminina das prefeitas do Estado”, disse o presidente da APPM.

As prefeitas dos municípios de Pimenteiras, Capitão Gervásio Oliveira, São Raimundo Nonato, Brasileira e Guadalupe irão coordenar o grupo e empreender articulações com entidades públicas e privadas voltadas para ações de valorização das mulheres no Estado do Piauí.

Estiveram presentes na reunião as prefeitas de Dom Inocêncio, Virgínia; Guadalupe, Neidinha Lima; São Miguel da Baixa Grande, Conceição Mendes; Manoel Emídio, Cláudia Pires; Sebastião Leal, Manoelina Borges; Brasileira, Carmen Gean; Pimenteiras, Lúcia Lacerda; Boqueirão do Piauí, Genir Ferreira; Domingos Mourão, Nelda Gomes; São Luís do Piauí, Kelsimar de Abreu; São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Coelho; Novo Santo Antônio, Elisa Maria; Luís Correia, Maninha Fontenele; Ilha Grande, Marina Brito; e Murici dos Portelas, Chaguinha da Saúde.


28 de Fevereiro de 2023 13:37

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática