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Peticionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é tema de treinamento ofertado aos municípios pela APPM

Com o intuito de esclarecer dúvidas dos técnicos municipais acerca dos protocolos usados no Sistema (SEI) para os processos de solicitação de órteses/próteses via central SUS, a APPM promoveu, durante toda a manhã desta terça-feira (14), um Treinamento sobre Peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

A capacitação aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de aproximadamente 180 municípios, representados por secretários de saúde ou técnicos responsáveis pelo peticionamento eletrônico no Sistema SEI.

A gerente do núcleo de saúde da APPM, Margareth Pimentel, alerta sobre a importância da participação dos técnicos no encontro.

“Através desse evento a APPM atendeu uma demanda chegada dos municípios, e essa é uma das suas missões no que se refere a treinamentos e capacitações para os nossos municípios. E aí chegou um momento de muita dúvida em relação ao peticionamento dos pedidos de órtese e prótese, onde os técnicos estavam com muita dificuldade de fazê-los. Hoje nós estamos aqui, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, promovendo uma apresentação do Sistema, que é o Sistema Eletrônico de Informações, oportunidade que os técnicos dos municípios foram orientados para usar corretamente o sistema e fazer esses peticionamentos tão importantes no atendimento aos usuários do SUS nos municípios”, pontua a gerente de saúde.

No evento, o analista de sistemas da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), Alison Sousa de Assunção, ficou responsável por apresentar o SEI e tirar as principais dúvidas dos técnicos presentes acerca da utilização correta do sistema.

“O treinamento para Peticionamento de Solicitação de Órteses e Próteses foi de suma importância para o exercício de um novo canal de comunicação entre a Fundação Municipal de Saúde e os municípios do interior do Piauí. O SEI é um sistema intuitivo e simples de se manusear, que irá gerar economia e dar maior celeridades às demandas dos cidadãos”, enfatiza Alison.

A chefe do núcleo de Órteses e Próteses da DRCAA/FMS, Kaline Castelo Branco, falou aos presentes sobre a implantação do Peticionamento Eletrônico para órteses e próteses, enfatizando que, neste momento, será apenas para aparelhos auditivos.

“Gostaria de agradecer a APPM pela oportunidade de estar aqui e falar sobre a implantação do Peticionamento Eletrônico para as órteses e próteses, enfatizando que, neste momento será apenas para aparelhos auditivos, porque o fluxo das OPM’s ortopédicas não mudou, continua com a entrega dos documentos no CEIR. O peticionamento eletrônico é uma forma de gestão administrativa dos processos, que visa a redução de despesas, do gasto com papeis, a possibilidade de ter mais visibilidade das ações, transparência, porque através do sistema eletrônico os municípios poderão acompanhar todos os passos, assim como saber se o processo está andando corretamente ou se tem alguma pendência para ser corrigida, então lá do município é possível acompanhar. É um passo na gestão para dar maior qualidade e acesso ao usuário”, esclarece Kaline.

O Sistema de Processo Eletrônico (SEI) utilizado pela Prefeitura de Teresina disponibiliza cadastro destinado a pessoas físicas que estejam com demandas em processos administrativos na instituição, independente de vinculação a determinada pessoa jurídica, para fins de peticionamento eletrônico, visualização de processos com restrição de acesso aos interessados e assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres.

Os usuários externos podem efetuar peticionamento eletrônico por meio do sistema, ou seja, protocolar documentos diretamente no sistema, visando a formar novo processo ou a compor processo já existente.

 


14 de Junho de 2022 12:14

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