Padre Marcos recebe formação do Projeto Viva o Semiárido
Professores das escolas do município de Padre Marcos participaram da formação da 2ª fase do Projeto Viva o Semiárido – PVSA.
A solenidade de abertura aconteceu na escola Cândida Macedo e contou com a participação de autoridades do município, professores, diretores e coordenadores de escolas da zona rural.
A segunda fase da formação de professores em Educação no Campo e Educação Contextualizada é uma iniciativa que tem como foco a convivência com o Semiárido e é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os educadores serão capacitados para trabalharem nas escolas do campo, de forma que a população rural aprenda a conviver com a seca e aprenda a lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vivem.
O secretário de Educação, Eraldo Gomes, abriu o evento. “Não podemos esquecer a essência da zona rural e a convivência no campo, então que nesta formação vocês possam adquirir novos conhecimentos para levarem para nossos alunos um aprendizado que respeite e valorize o ambiente em que eles vivem”, disse.
O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, enfatizou a importância da formação, tendo em vista, que é na zona rural onde reside a maioria da população do município, ressaltando a necessidade de se valorizar o semiárido e aquilo que ele produz. “É de suma importância uma capacitação como esta. Trabalhar com nossos alunos a educação contextualizada é valorizar o semiárido, ou seja, a nossa cultura e nossas potencialidades”, frisou.
Após a solenidade, foi iniciada a formação, ministrada pela professora Cláudia Lima, que trabalha a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, com enfoque no desenvolvimento produtivo, social e humano.
Ascom.
25 de Fevereiro de 2019 10:16