Oeiras investe no desenvolvimento da piscicultura para geração de renda na zona rural
A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com o Sebrae, promoveu o curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiros Escavados. Com o objetivo de fomentar e incentivar a piscicultura para geração de renda no campo, a capacitação foi oferecida a produtores de diversas comunidades rurais do município.
Ao todo, 40 famílias de agricultores foram beneficiadas com a possibilidade de ingresso na atividade. Desenvolvido em aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo agrônomo Luís Segundo, instrutor do Sebrae, que abordou habilidades básicas, específicas e gerenciais, voltadas para a criação de peixes em tanque escavado.
“Abordamos desde a aquisição dos alevinos até a comercialização, focando todo o manejo da piscicultura. Encerramos com uma parte prática, em que abordamos alguns parâmetros que são principais para o desenvolvimento da piscicultura, dentre eles, a qualidade da água. Analisamos os principais parâmetros – PH, amônia, nitrito, temperatura, transparência – e na sequência fazemos a biometria, onde vamos analisar a condição sanitária do peixe e verificamos o ganho de peso dele em um determinado intervalo de tempo”, explica Luís Segundo, instrutor do Sebrae.
O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, comenta que esta é a segunda turma de agricultores familiares que passa pela capacitação – a primeira recebeu o treinamento em abril de 2018. “Estamos concluindo a ação de formação de agricultores familiares na piscicultura. Já tivemos a primeira turma com 40 participantes e estamos concluindo com mais 40 agricultores. É uma ação integrada e sustentável que o município está promovendo para todos os agricultores de Oeiras, que têm o potencial para produção de peixe”, destaca o secretário.
Ele reforça o propósito da Prefeitura de Oeiras de investir no desenvolvimento da geração de renda na zona rural, através da piscicultura. “Nosso objetivo é tornar essa atividade uma geradora de emprego e renda no nosso município. E isso faz parte do cronograma do quadriênio do prefeito Zé Raimundo e este ano queremos concluir”, acrescenta.
O secretário informa que os produtores rurais que passaram pela capacitação serão beneficiados com a escavação de tanques em suas propriedades. “Posteriormente, estas famílias serão beneficiadas com tanques escavados para a criação de alevinos em cativeiro, onde eles, conforme a realidade, irão receber um tanque ou dois. Nossa preocupação é primeiro levar o conhecimento para depois estrutura-lo, no sentido de estarmos promovendo essa ação com mais conhecimento nas unidades familiares e, além disso, a equipe da Secretaria estará disponível no acompanhamento da atividade da piscicultura em todas as famílias que serão contempladas com este projeto”, finaliza Juvenal Souza.
Ascom.
21 de Março de 2019 11:35